Como trabalhar com avicultura orgânica

Nesse sistema, busca-se produzir alimentos saudáveis e isentos de contaminantes, preservando a biodiversidade em que se insere o sistema produtivo

Na década de 90, a produção de alimentos saudáveis, que utiliza tecnologia limpa, como a agricultura orgânica, ganhou impulso em todos os continentes e movimentou o mercado internacional, ampliando o cenário daqueles que se dedicam à agricultura orgânica.

Mais recentemente, surgiu o sistema orgânico de criação, que vai além da preocupação somente com resultados produtivos e o bem estar das aves. Esse agrega valor ao produto por preocupar-se, também, com o meio ambiente e com as pessoas que nele trabalham.

Assim, na avicultura orgânica, em relação ao consumidor, o que se deseja são alimentos mais naturais e livres de produtos transgênicos, resíduos de antibióticos, entre outros, prejudiciais a saúde. Nesse sistema, busca-se produzir alimentos saudáveis e isentos de contaminantes, preservando a biodiversidade em que se insere o sistema produtivo. Acredita-se que os modelos de produção orgânica são uma alternativa absolutamente segura para a obtenção de alimentos que atendam às expectativas desse contingente crescente de consumidores.

O resultado é um frango com 18% menos gordura, 5%menos calorias, 9% menos resíduos minerais, 6% mais proteína e 30% mais cálcio. É clara a vantagem nutricional para o consumidor.

No curso "Criação Orgânica de Frangos de Corte e Aves de Postura", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas são abordadas as técnicas de criação orgânica tanto para produção de ovos como de carne.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

O sucesso da avicultura orgânica deve-se ao fato de o produtor entender a tríade: agricultor, criador e administrador. Ou seja, implantar a alimentação dos animais dentro das normas estabelecidas; cuidar, zelar, observar e até se envolver amistosamente com os animais, como seres a serem protegidos; e, fundamentalmente, administrar a economia da propriedade.

http://www.youtube.com/watch?v=OuEiZsV7EDE

Patrícia Tristão 01-06-2010 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.