Milho hidropônico na alimentação de bovinos

É uma alternativa de baixo custo para obtenção de volumoso de qualidade, com alto valor proteico destinado à alimentação animal

 

A hidroponia é usada para produção de hortaliças e flores em escala comercial e entre suas vantagens estão a maior produtividade, a menor necessidade de mão-de-obra, a redução dos ciclos de produção das culturas e a não necessidade de ter solos férteis disponíveis.

Nesse sentido, o cultivo do milho hidropônico surgiu como mais uma alternativa para a obtenção de volumoso de qualidade, com alto valor energético e proteico, para a alimentação animal. O milho hidropônico é altamente palatável e atende às necessidades de manutenção do gado leiteiro e de corte e pode ser destinado à suplementação alimentar de aves, equinos, suínos, peixes, ovinos e caprinos.

Outra vantagem desse sistema de produção é que ele é simples e de fácil compreensão, além disso, pode ser usado em qualquer época do ano e em qualquer região do país. O cultivo de milho hidropônico, voltado para produção de forragem, dispensa o uso de agrotóxicos, tem alta produtividade, ciclo curto e resultado contínuo e rápido. Cerca de 35 dias após a semeadura, o milho está pronto para ser fornecido aos animais. Essa rapidez o torna uma excelente alternativa, especialmente nos períodos de seca prolongada.

Para aqueles que ainda não dominam a técnica, a hidroponia pode ser definida como uma técnica de cultivo de plantas sem o uso de terra. Sendo assim, todas as plantas cultivadas dessa forma devem ter algum material ou instrumento para mantê-las eretas. No cultivo do milho hidropônico, voltado para alimentação animal, é usado um material vegetal como substrato.

A área a ser destinada ao plantio do milho hidropônico deve ser plana ou ter, no máximo, uma declividade de 5%, ou seja, a cada metro, o terreno pode ter um desnível de 5 cm. Preparada a área, deve-se limpar o terreno, retirando-se todo mato que houver, depois deve ser feita a uniformização do terreno, eliminando buracos e irregularidades.

Quanto ao substrato utilizado nesse cultivo, este deve ser palatável para os animais, já que será consumido junto com a gramínea. Basicamente, pode ser utilizado qualquer capim triturado e bem seco, como colmo de milho e capim elefante triturado. Além disso, o substrato ideal para o cultivo do milho hidropônico deve ter as seguintes características: - permitir a boa germinação das sementes; - servir de suporte para as plantas; - armazenar temporariamente a solução nutritiva; - ser permeável ao ar para permitir uma ótima oxigenação do sistema radicular, mesmo sob rega constante.

Para mais orientações sobre como fazer o cultivo hidropônico de milho, consulte o curso Cultivo de Milho Hidropônico - Para Alimentação Animal, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do Engenheiro Agrônomo Augusto Luís Almeida Neves, que orienta entre outras coisas a respeito do que é hidroponia, preparo do canteiro, plantio, colheita e arraçoamento de animais. Leia também nosso outro artigo Conheça as principais doenças que podem atacar o milharal.

Beatriz Lazia 13-09-2012 Pastagens e Alimentação

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.