Produção de silagem

Prática que assegura a alimentação dos animais nos tempos de escassez

   

A ensilagem é um processo de conservação de forragem que tem sido amplamente utilizado com a finalidade de produção de alimento volumoso (silagem) de boa qualidade durante todo o ano. Esse processo permite o aproveitamento do excesso de forragens do período das águas para fornecimento aos animais, durante o período seco, quando ocorre uma diminuição qualiquantitativa das forrageiras. Define-se silagem como sendo o produto resultante da fermentação da planta forrageira na ausência de ar, finamente picada e acondicionada rapidamente em estrutura de armazenagem.

Frequentemente, quando se avança em maturidade, as forrageiras (principalmente as gramíneas) apresentam elevação na produção de MS (Massa Seca) e queda na digestibilidade. O milho não segue este padrão, apresentando digestibilidade relativamente constante durante um período mais ou menos longo, permitindo que o corte para silagem seja feito em função de outros fatores relativos à conservação e à ingestão de MS.

Para os cultivares recomenda-se plantas de menor porte, de híbridos precoces, com maior percentagem de grãos na matéria seca total (40 a 50%) ao atingirem o ponto ideal de maturação de grãos para a ensilagem. Os híbridos precoces, por causa do seu porte reduzido, possibilitam o aumento de populações de plantas por área e também, viabilizam melhor ajuste aos esquemas de rotação de culturas e mais de um cultivo por ano, com melhor aproveitamento da área.

Para plantios antecipados (agosto, setembro e início de outubro) recomenda-se o emprego de cultivares precoces, pois estes estão mais adaptados às condições climáticas características deste período, principalmente por exigirem menos calor para seu pleno desenvolvimento.

Por outro lado, para plantios em época normal (outubro e novembro), o uso de cultivares médios ou tardios (tropical) parece ser mais adequado ao aproveitamento e tolerância dos fatores básicos de produção dessas épocas (calor, água e luz), propiciando produções mais rendosas. No caso de regiões onde ocorrem veranicos, pode-se optar por cultivares precoces de linhagens temperadas, porém, de menor potencial produtivo.

O critério mais importante para todas as silagens é o estabelecimento e a manutenção de condições anaeróbicas. São desejáveis o alcance de teor de matéria seca (MS) próximo a 30% e o rápido desenvolvimento de condições anaeróbicas. Porém, na prática, isso nem sempre é conseguido por causa de problemas de construção dos silos, deficiência de compactação, teor de MS do material fora do ideal, tamanho da partícula, vedação deficiente entre outros.

Para auxiliar o pecuarista que deseja produzir silagem em sua propriedade rural, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Produção de Silagem. Neste curso, o coordenador Osvaldo Ataíde Júnior, dá orientações a respeito da escolha da espécie, implantação da lavoura, colheita, ensilagem, entre outros. Ele afirma que o produtor rural tem várias opções de escolha de aditivos para enriquecer sua silagem, basta optar pela melhor.

Beatriz Lazia 31-10-2011 Pastagens e Alimentação

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.