Aprenda a fazer o casqueamento de bovinos

Saiba a importância do processo de correção de aprumos e casqueamentos nos seus animais

 

Em todas as propriedades rurais, sempre existem vacas que, com grande frequência, apresentam-se mais férteis, produzem mais leite ou desmamam bezerros mais pesados, embora recebam o mesmo tipo de manejo que as outras.

Por outro lado, existem animais em situação contrária: ano após ano, são os menos produtivos, mesmo recebendo o mesmo manejo que o restante do rebanho. Isso se deve à constituição física do animal, que depende diretamente da genética que ele apresenta.

Certamente um dos fatores que influenciam a capacidade de produção é a qualidade das pernas dos bovinos. É um traço transmitido geneticamente dos genitores aos seus descendentes, por meio do DNA. Neste são transferidas propriedades que irão determinar maior ou menor capacidade de crescer, engordar, reproduzir ou produzir leite, e também como serão formados seus membros, suas pernas e cascos.

Os cascos dos bovinos devem ter uma estrutura rígida, já que são eles que sustentam os bovinos e garantem a locomoção dos mesmos. Sendo assim, três aspectos devem ser levados em conta na relação dos cascos com a evolução dos bovinos, sob a ótica das técnicas de melhoramento genético e de manejo para a criação intensiva:

- Os animais cresceram muito em porte e peso, mas os cascos não acompanharam esse desenvolvimento, ou seja, o melhoramento genético tinha de priorizar o crescimento do corpo do animal;

- Os animais passaram a ser criados em ambientes nada parecidos com o ambiente natural, havendo redução da locomoção;

- Os animais passaram a ter uma alimentação muito mais rica em nutrientes para garantir  desenvolvimento físico mais rápido ou uma maior produção leiteira.

O aparecimento de problemas nos cascos podem ser causados por lesões, atribuídas à febre aftosa, às brocas, aos traumatismos, à postura defeituosa do membro (defeito de aprumo), à podridão do casco e à permanência por longo tempo em pisos ásperos (cimento), os quais, pelo desgaste excessivo, levam à formação de ferida de difícil recuperação, agravada muitas vezes por excesso de umidade.

Porém, antes de iniciar um processo de casqueamento, é necessário que seja feita uma avaliação cuidadosa de todos os animais para determinar quais realmente precisam do procedimento.

Para auxiliar os criadores de bovinos, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos. Nesse curso, o aluno, além de conhecer as técnicas de contenção e casqueamento, receberá informações a respeito de qual a importância de fazer o aparo dos cascos e de como fazê-lo. O coordenador do curso Marcos Tellini ressalta que o casqueamento tem como principal objetivo prevenir doenças dos cascos em animais estabulados e naqueles mantidos em piquetes. Assistindo ao vídeo abaixo você terá uma prévia de como é o curso.

Beatriz Lazia 21-10-2011 Pecuária de Corte

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.