Criação de Touros

Aprenda a selecionar e a criar bons reprodutores

 

Ao longo do tempo, o ser humano descobriu que, selecionando os melhores animais para a reprodução, poderia tornar seu rebanho mais produtivo. O  que foi feito com muita competência no Brasil, com a raça Nelore. Os produtores priorizaram para o acasalamento os touros com melhor carcaça, cujos filhos ganham peso mais rápido e cujas filhas são mais férteis, o que significou fazer melhoramento genético no rebanho. Com o tempo, percebeu-se que, desde que os rebanhos puros sejam conservados e melhorados, poderia ser utilizada outra forma de se fazer melhoramento genético, com resultados muito mais rápidos: os cruzamentos.

A bovinocultura de corte representa a maior fatia do agronegócio brasileiro, gerando faturamento de mais de R$ 50 bilhões/ano e oferecendo cerca de 7,5 milhões de empregos. Uma análise histórica permite concluir que o mercado pecuário brasileiro, nas últimas décadas, avançou mais do que nos outros 500 anos, desde o descobrimento do país, época em que o primeiro bovino chegou com os colonizadores.

Um aspecto importante a analisar na pecuária de corte brasileira é que a reprodução está fortemente apoiada na monta a campo, como ocorre também em outros países, possuidores de pecuária avançada. Isso ocorre por causa dos menores custos e da maior facilidade de manejo propiciada pela monta a campo.

Também é importante frisar que de nada adiantará melhorar o manejo e a nutrição, se os animais criados não tiverem potencial para responder a essas melhoras. O pecuarista estará amargando sérios prejuízos, diante da falta de resposta aos seus investimentos. A influência do touro sobre o melhoramento genético dos bovinos é muito grande. O pai contribui com 76%, e até mesmo o avô paterno, com 43%, acaba tendo uma contribuição muito maior que a da mãe, que é de 24%.

A solução para isso é que o pecuarista procure usar apenas touros geneticamente superiores, para que, em médio e longo prazo, seu rebanho possa evoluir, quanto aos animais que apresentam registro genealógico,  produzidos em rebanhos reconhecidamente melhoradores.

No Curso Criação de Touros, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, o criador de gado receberá informações sobre a seleção, cria e recria de touros. O coordenador do curso, Evandro José Rigo, orienta que a engorda de bovinos para corte depende de quatro fatores básicos: genética, nutrição, instalações e sanidade. Para aprimorar seus conhecimentos leia também nosso artigo Instalações e equipamentos para pecuária de corte e assita ao vídeo abaixo.

Beatriz Lazia 20-10-2011 Pecuária de Corte

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.