Como criar bezerros

Um bom manejo da criação aumenta a rentabilidade

 

Por serem muito frágeis, os bezerros necessitam de um maior cuidado após o parto. Logo após a cria, a vaca lambe o bezerro, retirando assim as membranas fetais e os mucos, massageando o corpo da cria. Nesse processo, a vaca não deve ser interrompida, pois ele é muito importante para o recém-nascido.

Caso a vaca não dê atenção ao filhote, no primeiro momento de vida dele, o criador deverá pegá-lo e levá-lo para um lugar limpo e protegido contra chuvas. Lá, será preciso que ele faça massagens contínuas no corpo do bezerro, removendo as membranas e o excesso de muco do nariz e da boca.

A primeira mamada, chamada de colostro, é a mais importante, já que possui um grande valor nutritivo. Algumas pessoas a consideram como a primeira vacina e deve ser ingerida até seis horas, após o nascimento. Nos bovinos, a imunidade da mãe passa para as crias através da mamada e dificilmente é transmitida através da placenta.

O colostro é quatro a cinco vezes mais rico do que o leite comum. Depois dele, o próximo passo é a cura do umbigo. Ele deve ser cortado dois a três dedos abaixo de sua inserção. Caso ele tenha um tamanho menor, não há necessidade de corte. É importante desinfeccionar o umbigo, pois uma infecção ou mesmo a presença de bicheiras demanda gastos com tratamentos veterinários, além de causar atraso no desenvolvimento do animal.

Após a cura do umbigo, inicia-se o manejo até o desmame. Sendo assim, o criador deve observar o bezerro todos os dias, para buscar sinais de anormalidades. Se ele se mostrar vivaz, saltando e pulando na hora de mamar, ou mesmo quando o tratador se aproximar, é uma indicação de que está saudável.

Para outras informações, consulte nosso artigo a respeito de cria de bezerros de corte ou, se preferir, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Cria de Bezerros de Corte. Neste curso, o criador receberá informações que abrangem cuidados referentes ao parto, ao manejo do bezerro, aos aspectos nutricionais, à suplementação, à sanidade, à desmama e à avaliação de desempenho.

Beatriz Lazia 08-12-2011 Pecuária de Corte

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.