Saiba a importância de um curral de manejo para criação de bovinos

Na bovinocultura de corte é indispensável a construção de um grupo de estruturas (curral) necessárias para o manejo do gado.

O curral não deve ficar muito longe dos pastos, por isso em propriedades muito grandes serão necessários mais currais

  curral de manejo

Na bovinocultura de corte é indispensável a construção de um grupo de estruturas (curral) necessárias para o manejo do gado. Essa benfeitoria tem características semelhantes à da bovinocultura de leite. Porém,  deve apresentar peças mais robustas, uma vez que se trabalha com animais, muitas vezes, manejados de forma menos intensiva, e, por isso, um pouco mais ariscos, e  que podem acabar esbarrar nas divisórias com muita força.

Dessa forma, o curral de manobra deve ser construído com a finalidade de permitir a realização de apartação, marcação, descorna, vacinação, castração, pequenas cirurgias, exames ginecológicos, inseminação artificial, pesagem dos animais, embarque e desembarque dos animais.

Ele deve estar localizado em um terreno plano ou levemente ondulado, o que vai permitir a diminuição de custos com terraplenagem. Além disso, o terreno deve possuir rápido escoamento de água e, para isso, deve possuir boa drenagem, de forma que, após a chuva ou manejo com o gado, o terreno seque rapidamente.

O curral não deve ficar muito longe dos pastos, por isso, em propriedades muito grandes, serão necessários mais currais, distribuídos de forma a oferecer facilidade de acesso. Uma dica é  implantar o curral no centro da propriedade antes das construções de cercas.

Também conhecido como curralão, manga de recolhida ou piquete, o curral deve ser munido de utilidades que facilitem o manejo, o acesso ao seu interior e eventuais ampliações em sua capacidade. Para isso, a instalação de recursos práticos e simples é indispensável.

A seringa que é um estreitamento que conduz os bovinos do curralete ao tronco coletivo ou ao embarcadouro, deve apresentar a área na forma de um trapézio, com um dos lados retos. Os troncos coletivos, que tem a  função de encaminhar os animais ao tronco individual e à balança, podem ser confeccionados ou comprados prontos e encontrados em formato retos ou em curva.

Já a construção do curral de manejo pode ser feita, utilizando-se materiais bastante variados, inclusive combinados. Os materiais mais usados, entretanto, são a madeira e a cordoalha; o terreno, onde será construído o curral, deve ser limpo, sem a ocorrência de vegetação e detritos.

As cercas devem garantir a contenção do gado no interior do curral, sua altura é dada pela altura em que são colocados os esteios que são feitos, geralmente, de madeira. O eucalipto tratado é uma boa opção, pois tem uma vida útil acima de 20 anos, e devido a sua uniformidade evita lapidações ou acertos.

Por fim, todo o setor de serviço deve ser coberto, para se ter espaço suficiente para quem trabalha, sendo que, a cobertura deverá ser feita com estrutura de madeira ou concreto pré-moldado, com telhas de cerâmica ou cimento amianto.

Para mais informações, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte. Neste curso, o coordenador e professor Zootecnista Alexandre Lúcio Bizinoto orienta que é importante, na confecção da planta do curral, obter previamente as dimensões e os modelos da balança e do tronco individual que serão instalados, para que não haja problemas, posteriormente, na construção do curral, evitando-se adaptações que possam comprometer a praticidade da instalação. Para mais informações, leia também nosso outro artigo Instalações e equipamentos para pecuária de corte.

Beatriz Lazia 28-03-2012 Pecuária de Corte

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.