Como controlar estrategicamente os carrapatos

A forma mais eficiente de se combater esses insetos é através da aplicação de carrapaticida

 

Os carrapatos são uma praga que trazem muitos problemas para os produtores de gado de leite e são responsáveis por muitos prejuízos. Sendo o prejuízo calculado por ano no Brasil de, aproximadamente, 2 bilhões de dólares. O problema começa quando a larvinha, que recebe o nome de miquim, fixa-se em um animal. Ao se fixar, saliva a fim de  preparar o local onde se alojará para conseguir alimento.

Essa saliva é composta de várias substâncias que causam reação alérgica no animal. Essa alergia faz com que o bovino passe a sofrer uma coceira muito intensa, e para diminuí-la,  ele começa a lamber-se ou mesmo debater-se com a cauda em algum lugar.

Isso por si só já faz com que o animal pare de se alimentar bem ou se estiver ruminando, que ele não tenha mais a tranquilidade necessária para tal processo. Essas substâncias presentes na saliva do carrapato também são responsáveis  por causar uma diminuição de peso considerável do animal.

A forma mais eficiente de se combater os carrapatos é através da aplicação de carrapaticida. Para tanto, o ideal é que se faça o combate nos períodos mais quentes do ano, que é quando essa praga se encontra mais vulnerável. É preciso conhecer os pontos fracos do carrapato para saber onde atacá-los. Depois disso, o produtor deve começar a aplicação estratégica do carrapaticida em uma série de cinco ou seis tratamentos, em intervalos de 21 dias.

O controle de carrapatos passa por uma série de procedimentos bem feitos e, para isso, os pecuaristas podem encontrar vários produtos no mercado, sendo que, o mais conhecido e usado deles é o da família dos endectocidas. Ao ser aplicado, esse produto matará os carrapatos e, também, bernes e vermes gastroinstestinais. O pecuarista deve ficar muito atento quanto à escolha desse carrapaticida, pois uma escolha errada poderá comprometer todo o seu rebanho.

É importante que, uns meses antes do produtor fazer o controle estratégico, ele colha alguns carrapatos e os envie para algum lugar onde se  faça o teste da eficiência do carrapaticida, a fim de  saber qual a família desses carrapaticidas será mais eficiente para controlar os carrapatos em questão. Aí sim, o produtor poderá passar para o procedimento mais importante no controle dos carrapatos que é o chamado "banho bem dado". Lembrando que o uso de dosagem errada de carrapaticida só faz com que  além do carrapato sobreviver, ele ainda ganhe resistência àquele produto.

Quanto à forma correta de fazer a aplicação do carrapaticida, o produtor deve despejar a quantidade do produto em um balde pequeno com dois ou três litros de água e misturar de forma eficiente. Depois disso, ele deve jogar essa mistura dentro do pulverizador e misturá-la novamente. Essa mistura é importante para que o produtor tenha a certeza de que em qualquer quantidade da mistura haverá veneno por igual. O animal tem que ser todo molhado, com uma pressão do pulverizador capaz de intoxicar todos os carrapatos e matá-los.

Para mais informações, consulte o curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do Doutor John Furlong, que aborda entre outras coisas a respeito do sistema estratégico de controle de carrapatos, a escolha correta do carrapaticida, entre outros. Leia também o artigo sobre Como controlar carrapato, berne e mosca-dos-chifres.

Beatriz Lazia 22-06-2012 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.