Cuidados necessários durante a ordenha manual

Os equipamentos que serão utilizados na ordenha manual devem ser sanitizados com uma solução de cloro

 

Antes de iniciar a ordenha manual, é preciso que os produtores de gado de leite tomem alguns cuidados de prevenção para garantir a qualidade do produto. Antes de mais nada, o local onde será feita a retirada do leite deve ser apropriado, sendo coberto, arejado e limpo.

Os equipamentos que serão utilizados na ordenha manual devem ser sanitizados com uma solução de cloro. Os baldes, os latões e os coadores devem ser devidamente higienizados com detergentes alcalinos clorados após o uso.

Materiais que têm ligação direta com o leite devem ser limpos com detergentes próprios. Nesse sentido, recomenda-se a utilização de detergentes alcalinos e uma vez por semana a utilização de detergentes ácidos.

Os ordenhadores devem passar por uma qualificação para que saibam de fato fazer uma ordenha higiênica. Nesse quesito, usar uniformes simples, ter unhas aparadas, não fumar durante o procedimento de retirada do leite e respeitar os horários da ordenha são procedimentos simples, mas que fazem muita diferença na qualidade do leite.

Um procedimento importante para o sucesso da ordenha, e consequente qualidade do leite, diz respeito ao ato de buscar os animais no pasto para a retirada do leite. Esse ato deve ser feito com tranquilidade, não se deve de forma alguma usar de brutalidade para com os animais, uma vez que o estresse pode interferir negativamente na ordenha.

Assim que os animais entrarem na sala de ordenha, deve ser feita a assepsia dos tetos. Caso estes estejam sujos, devem ser lavados. Nesse momento, deve ser feito também o teste da caneca de fundo escuro para observar a presença ou não de mamite. Caso seja identificada a infecção em alguma vaca, ela deve ser separada das demais para ser tratada.

Produtores que fazem o manejo das vacas com o bezerro ao pé, depois do teste da caneca, devem aproximar o bezerro da vaca para forjar. Em seguida, eles devem amarrar o bezerro na mão da vaca, fazer a desinfecção do teto e aguardar um período de 30 segundos para que o desinfetante utilizado na limpeza possa matar as possíveis bactérias do local. Em seguida, devem secar os tetos com papel toalha descartável.

Feito isso, inicia-se a ordenha com o balde semi-fechado. Essa semi-fechadura do balde é importante para evitar que pelos ou sujeiras caiam dentro do balde e contaminem o leite. Essa ordenha deve ser contínua, sem qualquer tipo de interrupção, a fim de se aproveitar ao máximo a ação da ocitocina, e deve durar em média 7 minutos.

Ao término da ordenha, os tetos das vacas devem ser desinfetados. Caso haja bezerro por perto, esse procedimento não precisa ser feito, pois o bezerro irá continuar mamando. É importante também que após a ordenha a vaca permaneça de pé por aproximadamente uma hora e meia para que o esfíncter feche. O leite deve ser coado e refrigerado o mais rápido possível.

Para mais informações, consulte o curso Ordenha Manual como Coletar e Armazenar Leite de Qualidade elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com orientações a respeito da preparação das vacas para a ordenha e dos cuidados que fazem a diferença na qualidade do leite. Leia também nosso artigo Aspectos a respeito da qualidade do leite. Confira o vídeo abaixo!

Beatriz Lazia 12-06-2012 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.