Recria de novilhas para produção de leite

A fase de recria, que se inicia após a desmama e vai até a primeira cobrição, é de grande importância para a eficiência da atividade leiteira

Como recriar novilhas para produzir leite

A fase do nascimento ao desaleitamento, geralmente nos dois primeiros meses de vida é, sem duvida, a mais critica quanto à sobrevivência da bezerra. Devem ser tomados cuidados com a cria para que possa adquirir defesas contra doenças, como a mamada do colostro nas primeiras horas de vida e a correta cura do umbigo, além da sanidade e alimentação necessárias ao seu bom desenvolvimento, chegando ao final desse período adaptada a viver longe da mãe e a uma alimentação baseada em volumosos e concentrados.

Na recria, o manejo assume importância dada a necessidade de que os animais se tornem produtivos o mais rápido possível. É importante minimizar os custos de criação das novilhas de reposição, sendo um caminho efetivo para isso a redução da idade à primeira parição.

De acordo com pesquisas realizadas para se definir qual o melhor momento para a primeira cobrição, concluiu-se que a idade do primeiro cio (puberdade), é reflexo do tamanho ou peso (idade fisiológica) e não da idade cronológica da novilha. Portanto, o plano de alimentação a ser adotado  será aquele que, de forma econômica, permita que ela atinja o peso à puberdade e para cobrição o mais cedo possível.

O curso Recria de Novilhas para Produção de Leite elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, apresenta estratégias de manejo para que a meta/peso da novilha seja atingida o mais rápido possível, para que possa ser inseminada ou coberta. Leia nosso artigo Secagem de vacas.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Os fatores que influenciam a composição do ganho de peso são: o peso do animal ao desmame; estágio do crescimento; consumo de energia acima daquela necessária para manter os processos fisiológicos normais, como circulação, digestão, respiração, etc. (mantença); "status" proteico; e o tamanho que o animal terá na idade adulta (raça). Não deixe de conferir o vídeo abaixo!

http://www.youtube.com/watch?v=4hXb0TH3GGw

Patrícia Tristão 24-05-2010 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.