Processo de resfriamento de leite em fazendas

Práticas para gerar lucros aos produtores rurais

Com a globalização, todos os setores da economia estão necessitando de uma maior eficiência nas cadeias de produção. Em particular, o setor leiteiro brasileiro tem sofrido atualmente grande concorrência externa e busca alternativas para o seu desenvolvimento. Atualmente, o transporte de leite cru, em latões, é o meio mais utilizado no Brasil. Esse transporte é feito por carreteiros autônomos, e o leite é coletado nos chamados pontos de coleta, em latões de até 50 litros.

Nesses pontos, muitas vezes situados distantes das propriedades, os latões ficam expostos ao sol aguardando a chegada do caminhão, o que permite a rápida proliferação dos microrganismos do leite. Preocupados com a atual situação, produtores, administradores de cooperativas e setores do governo buscam meios alternativos para contornar o problema.

Uma das alternativas que ultimamente tem sido analisada com expectativa é a introdução do sistema de coleta de leite a granel. Neste sistema, são instalados tanques de resfriamento nas fazendas produtoras de leite, sendo a coleta feita por caminhões tanques isotérmicos que realizam o transporte até os postos de recepção.

O aumento da conservação do leite, resultante do seu resfriamento, traz vantagens, como a redução de custos, sabor mais agradável, redução da quantidade de leite desclassificado por acidez e maior flexibilidade de processamento de derivados de melhor qualidade. Possibilita, também, a coleta em dias alternados. Se o leite é resfriado e a coleta é feita a granel, em caminhões tanques isotérmicos, o sistema se otimiza.

Os benefícios esperados para o produtor que entra no sistema de resfriamento do leite e coleta a granel são os seguintes:

- Melhoria da qualidade da matéria-prima;
- Redução das perdas com o leite ácido;
- Maior possibilidade de ganhos com a bonificação;
- Redução de valor do frete;
- Flexibilidade nos horários de ordenha e recolha na propriedade. Isto leva a uma melhor qualidade de vida ao produtor.
A qualidade do leite recebido pela usina de beneficiamento deve ser boa para garantir a produção de derivados de qualidade e de boa conservação. De modo geral, nenhuma etapa do processamento é capaz de melhorar o leite de qualidade inferior. Consequentemente, os primeiros esforços para a obtenção de produtos lácteos de boa qualidade devem ser dirigidos para o campo onde a matéria-prima está mais sujeita à perda de qualidade.

O CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Resfriamento de leite na fazenda e coleta a granel para auxiliar o produtor que deseja instalar o sistema de resfriamento em sua propriedade. O coordenador do curso, Mauro Mansur Furtado, afirma que para facilitar a produção de leite de boa qualidade na fazenda, recomenda-se sempre manter o estábulo ou a sala de ordenha em boas condições, com suas áreas adjacentes providas de boa drenagem.



Beatriz Lazia 06-10-2011 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.