Ajudando os compradores de cavalo a fazerem um bom negócio

Ao optar por comprar um cavalo, é importante que o comprador saiba a finalidade que terá esse animal, ou seja, se ele será usado para reprodução, para atividades físicas, ou simplesmente, voltado para o lazer e passeios

Comprar um cavalo, seja para passeios, competições ou para iniciar um criatório, pode não ser uma tarefa fácil

cavalo

Ao optar por comprar um cavalo, é importante que o comprador saiba a finalidade que terá esse animal, ou seja, se ele será usado para reprodução, para atividades físicas, ou simplesmente, voltado para o lazer e passeios. O grau de conhecimento em equitação, do cavaleiro ou amazona, também é importante para determinar a compra do equino. Cavalos que sejam um pouco mais nervosos, mas que tenham, por exemplo, um melhor potencial, deverão ser utilizados por aqueles cavaleiros ou amazonas que possam atingir melhor nível de equitação.

No caso da compra de cavalos para escolas de equitação e, portanto, para cavaleiros e amazonas iniciantes, deve-se buscar por animais mais calmos, os chamados animais professores. Estes são extremamente calmos, não se assustam facilmente, não possuem a boca exageradamente sensível, ficam facilmente estáticos para a montaria e, diante de um perigo, têm a capacidade de reduzir a velocidade ou até mesmo parar. No caso de cavalos para equiterapia, essas características tornam-se ainda mais importantes.

Pensando em auxiliar possíveis compradores de cavalos, independente da finalidade que eles receberão, abordaremos algumas características que são comuns a todo e qualquer bom cavalo. Começaremos com as características físicas desejáveis, são elas:

- a fronte deve ser bem larga, com os olhos colocados os mais distantes possíveis um do outro, permitindo que o cavalo tenha um ângulo maior de visão à sua volta; - as narinas devem ser bem dilatadas, facilitando a entrada de ar para o pulmão; - o pescoço deve ser leve, bem lançado com a saída o mais alto possível; - ele deve ter o maior espaçamento de ganachas possível; - a paleta ou espádua deve ser bem musculada e com uma boa angulação; - o braço e o antebraço devem ser bem musculados, fortes; - os tendões bem fortes e saudáveis; - a ossatura deve ser reta sem desvios e com boa consistência óssea e bom diâmetro; - o cavalo deve ter a cernelha bem desenvolvida para que, quando for colocada a sela, esta não fique chegando para a frente; - o tronco deve ser o mais arqueado possível; - a garupa, a coxa, as pernas e a musculatura interna das coxas devem ser as mais fortes possíveis.

Para auxiliar na compra do cavalo, é preciso ressaltar que, além das características comuns a todo e qualquer bom cavalo, existem também as características comportamentais, que são desejáveis em qualquer equino. Passemos a elas:

- os equinos devem ser animais ativos e atentos a tudo o que acontece à sua volta; - eles devem ser dóceis e receptivos aos carinhos e bons tratos; - devem ter facilidade para aprender e atender aos comandos ensinados; - devem manter a calma e não se assustarem facilmente diante de situações de perigo; - devem alimentar-se sempre calmamente, mastigando e deglutindo o alimento pausadamente; - os equinos que forem trabalhar com o gado devem possuir o "cow sense", ou seja, sentido de gado; - eles devem ser corajosos, enérgicos e ativos nas situações e nos momentos necessários; - eles não devem possuir vícios ou taras.

Para maiores informações, consulte o curso Como Comprar Cavalos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do Doutor Haroldo Leal Vargas, que orienta a respeito das características ideais de todo bom cavalo, características específicas das raças e suas aptidões, pelagens mais comuns, avaliação física do animal, entre outras. Leia também nosso outro artigo a respeito Saiba como fazer a avaliação física do cavalo antes da compra.

Beatriz Lazia 22-11-2012 Cavalos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.