Conheça 3 raças de cavalo brasileiras

Conheça 3 raças de cavalo brasileiras. Após anos de seleção e aprimoramento, as mais admiradas são: Mangalarga, Campolina e Crioulo.

Com o aprimoramento das características de certas raças de cavalo, algumas ganharam destaque no Brasil, como Mangalarga, Campolina e Crioulo

Conheça 3 raças de cavalo brasileiras

Há séculos, os cavalos geram fascínio nas pessoas, independentemente da raça e do porte. Belos e imponentes, os equinos são admirados nos mais diversos países, o que os torna uma unanimidade dentre os animais domesticados. Com o aprimoramento das características de certas raças de cavalo, algumas ganharam destaque no Brasil. As raças de cavalo brasileiras mais admiradas são: Mangalarga, Campolina e Crioulo. Conheça tudo sobre essas 3 raças e apaixone-se ainda mais por esses equídeos.

Raça de cavalo Mangalarga

A raça de cavalo Mangalarga surgiu quando D. João VI trouxe ao Brasil equinos da raça Álter. Do cruzamento entre os machos da Álter com algumas éguas brasileiras originou-se o Mangalarga. Inicialmente, a raça era utilizada em caçadas ao veado, tendo em vista a sua agilidade, destreza e resistência. Depois passou a ser utilizada em longas viagens e em trabalhos no campo (na condução do gado).

A família Junqueira (Minas Gerais) foi a pioneira na reprodução e no aprimoramento da raça Mangalarga. Após décadas de seleção e aprimoramento, a raça desenvolveu características próprias de cavalos marchadores - marcha trotada (aprumo e desenvoltura no trote), além de maior porte e boa conformação.

Raça de cavalo Campolina

O responsável por aperfeiçoar a raça de cavalos Campolina foi Cassiano Antônio da Silva Campolina, daí o nome. Sua origem vem do cruzamento entre uma égua preta nacional com um reprodutor Andaluz trazido ao Brasil por D. Pedro II. A raça foi desenvolvida até que alcançasse grande porte para servir de montaria da milícia real e ajudar na tração de tróleis no Rio de Janeiro.

Ao todo, foram 70 anos de seleção da raça até que, em 1951, finalmente foi fundada a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Campolina (Belo Horizonte). Esta fez uma criteriosa revisão nos padrões estabelecidos inicialmente. De 50 anos até os dias atuais, a Campolina não sofreu mais nenhuma alteração genética e é conhecida em todo território nacional por sua leveza na marcha e versatilidade.

Raça de cavalo Crioulo

Originário do Sul do país, a raça de cavalo Crioulo foi trazida ao Brasil pelos espanhóis no século XVI. Após 400 anos de seleção natural, a raça desenvolveu ótimas características, como agilidade, rusticidade e força. Capaz de sobreviver às intempéries climáticas e de resistir bem à falta de alimento, o Crioulo ganhou fama nacional.

Descendente dos cavalos dos índios tehuelches, o cavalo Crioulo possui registro fechado - produtos de filhos de pai e mãe já registrados, e é a terceira raça no Brasil dentre os equinos puros de pedigree.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Gestão no Campo.

Andréa Oliveira 24-02-2016 Cavalos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.