Criação de cavalos - tire suas dúvidas

Criação de cavalos - tire suas dúvidas. Independente da raça, criar cavalos é uma atividade bastante prazerosa e rentável, mas alguns cuidados são essenciais para o sucesso e a satisfação do criador.

Criar cavalos é uma atividade bastante prazerosa e rentável, mas alguns cuidados são essenciais para o sucesso e a satisfação do criador

Criação de cavalos - tire suas dúvidas  

Muitos que estão iniciando a criação de cavalos têm dúvidas sobre os mais diversos aspectos que envolvem o manejo dos equinos, desde a doma do animal, até a manutenção da saúde e higiene do animal. Independente da raça, criar cavalos é uma atividade bastante prazerosa e rentável, mas alguns cuidados são essenciais para o sucesso e a satisfação do criador.

Como manter os cavalos de tração fortes e saudáveis?

Os animais de tração fazem grandes esforços diariamente. Por isso, é de suma importância cuidar da alimentação dos equinos, fornecendo a eles uma dieta com forrageiras de boa qualidade, ração concentrada, suplemento vitamínico, além de água fresca disponível sempre que o animal necessitar.

Não dê ao equídeo ração e milho em demasia, pois tais alimentos podem gerar cólicas no animal, bem como algumas doenças que alteram o metabolismo do cavalo. Caso ele necessite de medicamentos, prefira os de via oral ao invés dos injetáveis. Além disso, mantenha a boa saúde do seu animal de tração, dando a ele períodos de descanso que garantam o seu bem-estar.

Não se esqueça de verificar os cascos do cavalo com frequência. Veja se possuem brocas, rachaduras, se apresentam crescimento irregular, ou se as ferraduras utilizadas são adequadas.

Por que os cavalos mergulham quase todo o focinho ao beberem água?

O volume de água ideal a ser ingerido, por dia, pelos equinos deve variar entre 30 e 50 litros. Depende muito do tipo de alimento ingerido pelo animal, das atividades físicas feitas por ele, além da temperatura ambiente. Em geral, ao beberem água, eles não mergulham muito o focinho, só fazem isso quando querem consumir plantas aquáticas no fundo do reservatório.

Caso isso se torne um hábito comum do cavalo, talvez algo não esteja bem. Portanto, o melhor a fazer é consultar um especialista para avaliar melhor o quadro.

É comum a coprofagia em equinos?

A coprofagia (hábito de comer fezes) é bastante comum em equídeos que vivem em estábulos. Como ficam confinados, o tédio e a solidão podem alterar seu comportamento, fazendo com que os animais ingiram seus próprios excrementos. Da mesma forma, a deficiência de alguns nutrientes no organismo do cavalo pode causar esse hábito. Por isso, avalie se a dieta do animal está equilibrada.

Permita que os cavalos estabulados tenham acesso ao pasto por mais tempo. Isso fará com que eles não se sintam entediados nem estressados. Como resultado, os animais não desenvolverão a coprofagia.

Nos potros, esse hábito é importante para manter a flora bacteriana do animal, já nos cavalos adultos é indício de que algo está errado.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Globo Rural.

Andréa Oliveira 23-12-2015 Cavalos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.