Centro de Produções Técnicas

Editora chefe do Portal Agropecuário e Tutora dos Cursos CPT - Centro de Produções Técnicas. Graduanda da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa - MG

Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

18 responses to “Cuidados com a égua gestante e sinais de proximidade do parto”

  1. Portal Agropecuário

    Olá Leonardo,
    Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. As éguas possuem período de gestação médio de 338 dias, 11 meses, em média. Porém, pode ocorrer períodos entre 310 e 365, logo, a gestação da sua égua está no tempo previsto. Caso esteja com medo de que algo de errado aconteceu, sugiro que chame um médico veterinário para realizar um exame mais detalhado.
    Atenciosamente,
    Ana Carolina dos Santos

  2. Leonardo

    Minha egua cruzou dia 3,5 e 7 de janeiro de 2017 dia 7 de dezembro fez 11 meses, sendo que o ubere nao encheu ainda isso é normal ?

  3. Portal Agropecuário

    Olá Marco,
    Pela sua descrição, parece que o parto já está se aproximando. Aconselho que chame um médico veterinário para realizar uma avaliação da sua égua, para que possa saber realmente se o parto já está próximo.
    Atenciosamente,
    Ana Carolina dos Santos

  4. Marco

    Não sei com quanto tempo de gestação minha égua está, porém ontem notei que o umbre dela estava bem grande, coloquei a mão e vi que o mesmo está com um nervo grosso e duro em cada uma das tetas, dá para ter uma ideia do período dá gestação baseado nesse fato?

  5. Portal Agropecuário

    Olá Caio,
    A gestação das éguas duram cerca de 11 meses, como a sua cruzou a 6 meses, ainda falta um bom tempo para que o parto aconteça. O úbere da égua só começa a encher mais para o final, sendo que este enchimento é um dos sinais que o dia do parto está para chegar.
    Atenciosamente,
    Ana Carolina dos Santos

  6. Caio

    Minha égua tem 6 meses que pôs ela para cruzar, ela está com o barrigão mas os peitos dela não está cheios.

  7. Portal Agropecuário

    olá Harlison,

    Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Caso não seja possível a utilização de uma ama de leite, podem-se utilizar sucedâneos do leite de égua utilizando-se leite de vaca ou cabra, diluindo-se duas partes de leite para uma parte de água e adicionando-se dextrose (cerca de 2%). O leite de vaca tem um valor mais elevado de gordura e menor teor de proteína, daí a necessidade de se fazer esta mistura. Este leite pode ser oferecido em mamadeira ou em balde (Figura 2), sendo que a maioria dos potros pega bem o balde, facilitando muito o manejo.

    Deve-se oferecer uma quantidade próxima daquela que a mãe estaria ofertando, 18 a 20 litros para potros de raças leves e 23 a 28 para potros de raças pesadas, iniciando-se com 14 litros ao nascimento e adicionando-se 01 litro por semana até a quantidade necessária, de 20% do peso do potro em leite.

    Nas duas primeiras semanas oferecer a cada 4 horas, dia e noite, e após este período, pode-se dividir o total pelo período diurno (entre 6 da manhã e 8 da noite), até os 4 ou 5 meses, quando o animal será desmamado.

    Lembre-se de, a partir do 3º mês de idade, sempre deixar volumoso e concentrado disponível ao animal para que ele possa se adaptar gradualmente a alimentos sólidos.

    O não fornecimento de alimentação adequada ao potro órfão em qualquer momento nos 12 primeiros meses de vida compromete, em geral em definitivo, seu crescimento e desenvolvimento.

    A partir do 4º mês de idade, dependendo do estado geral do animal e de sua adaptação à alimentação sólida, como volumoso e ração, pode-se iniciar o desmame do potro, reduzindo-se o leite 25% a cada semana, de forma que em 4 semanas o potro esteja totalmente desmamado. Muitas vezes, após as duas primeiras semanas do inicio do desmame, os potros já passam a preferir a alimentação sólida rejeitando o leite, quando se pode então cessar por completo o fornecimento deste leite.

    Um procedimento muito importante para o futuro do potro é sua convivência com outros eqüinos desde os primeiros momentos. É fundamental para a boa integridade física e mental do potro que ele possa ter como referencia outros da mesma espécie. São estes que vão ensinar ao jovem órfão o que comer, como se defender e o que é ser um cavalo.

    Atenciosamente,
    Ana Carolina dos Santos

  8. HARLISON

    minha égua morreu e deixou uma potra de 20 dias oq dar a ela ???

  9. Andréa Oliveira

    Olá, Flávio!

    Quaisquer tipos de esforços não são aconselhados quando se fala em éguas prenhas.

    Agradecemos a visita!
    Atte.
    Andréa Oliveira.

  10. Flavio Nascimento

    Pessoal, pode-se montar em égua prenhe de 60 dias? Apenas buscar animais no pasto? Isso inclui subir e descer morro por um período de 1 hora mais ou menos.

    Obrigado!

  11. Silvana Teixeira

    Olá, Marinalva!

    Agradecemos pela visita e comentário em nosso site.

    Sugerimos que você procure ajuda de um veterinário o quanto antes, não comprometendo a vida dos animais.

    Atenciosamente,

  12. marinalva j a silva

    Quero tirar uma dúvida: não sei o tempo certo da minha égua parir. Hoje (05/09) a tarde ela ficou nervosa e se deitando e não queria comer. Isto é bom ou ruim? Ela está para parir ou não?

  13. andreaoliveira

    Olá, Allif!
    Qual a dúvida?

    Agradecemos a visita!
    Atenciosamente,
    Andréa Oliveira.

  14. allif

    Quero tirar uma dúvida. Vocês podem me ajudar?

  15. Portal Agropecuário

    Olá, Aparecido!

    Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

    Atenciosamente,

    Ana Carolina dos Santos

  16. Samia Andrade

    Bom dia, Aparecido!

    Agradecemos pela visita e comentário.

    Para capacitação, conte sempre com os Cursos do CPT.

    Atenciosamente,

    Samia Andrade

  17. Aparecido Felipe Santos

    Isso serve como uma experiência no dia-a-dia.

  18. Aparecido Felipe Santos

    Isso serve como uma aprendizagem.

Clique aqui e receba grátis a Revista Tecnologia e Treinamento

Cursos sobre como Comprar Cavalos

Quer saber mais sobre os Cursos CPT?

Informe seus dados que um de nossos consultores entrará em contato com você.




Assine o Newsletter Grátis!


Dê sua sugestão para um tema a ser publicado

Enquete

Qual assunto mais interessa a você?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...