Dicas de alimentação para cavalos de vaquejada

Dicas de alimentação para cavalos de vaquejada. Eles devem receber os cuidados necessários para que se mantenham saudáveis e vigorosos e, com isso, alcancem os melhores resultados nas competições.

Os cavalos de vaquejada devem receber os cuidados necessários para que se mantenham saudáveis e vigorosos e, com isso, alcancem os melhores resultados nas competições

Dicas de alimentação para cavalos de vaquejada 

Independentemente de sua utilização - esporte, lazer, terapia ou trabalho, o equino deve receber os cuidados necessários para que se mantenha saudável e vigoroso e, com isso, alcance a melhor performance em suas atividades. No caso dos cavalos de vaquejada, o bem-estar animal e a boa nutrição irão proporcionar os melhores resultados nas competições.

Segundo Haroldo Vargas Leal e Lúcia Viggiano, professores especialistas do Curso CPT Provas Equestres de Velocidade, no Brasil, as competições equestres - como as vaquejadas, tornaram-se uma mania nacional . As várias provas exigem uma grande carga de esforço dos equinos, além alto gasto de energia. Por isso, é fundamental que o animal esteja bem nutrido e saudável.

Na verdade, para o bom desempenho do equídeo, inúmeros são os fatores a serem considerados, como genética animal, treinamento específico, doma racional, bem-estar animal, boa nutrição, além dos cuidados no manejo sanitário. A soma de todos esses fatores trará ao criador o prazer e a satisfação de ter um animal único entre muitos.   

No quesito nutrição, é de suma importância proporcionar aos cavalos de vaquejada uma dieta balanceada, sem exagero nem carência de nutrientes. Tudo deve ser equilibrado - água, sal mineral, concentrados e volumosos. Dessa forma, os equinos estarão prontos para a prática desse esporte.

Veja abaixo algumas dicas de alimentação para os cavalos dessa modalidade esportiva:

Água

Primeiramente, é bom ressaltar que a falta de água no organismo do cavalo pode causar ao animal grave estresse, ocasionando sua morte - basta uma deficiência de 15% de sua reserva hídrica que o equino morre. Portanto, é preciso estar muito atento ao fornecimento de água, de qualidade, e em quantidade suficiente para o animal. Por dia, o cavalo ingere de 35 a 60 litros de água - isso varia conforme o peso do equino e o esforço feito por ele, assim como as alterações climáticas.

Minerais

Em geral, os cavalos de vaquejada fazem grandes esforços, o que exige uma maior reposição de minerais em seu organismo.  Em especial, Cálcio, Magnésio, Cloro, Potássio e Sódio - devem ser administrados de forma contínua na ração.  Em média, devem ser consumidos entre 70 a 90g de minerais diariamente. Lembre-se de considerar os fatores climáticos e as atividades físicas realizadas pelo equídeo.

Concentrados

Para os cavalos dessa modalidade esportiva, os concentrados deverão apresentar alto nível energético e nutrientes bem balanceados - dentro do intervalo de 0,5 a 1,5% do PV por dia. O tratador pode administrar o concentrado em várias refeições diárias (até 2kg/porção - para o máximo aproveitamento). Da mesma forma, são imprescindíveis alguns cuidados, como: evitar o fornecimento do concentrado ao animal - imediatamente antes ou após a prática de exercícios; não deixar o cavalo por muito tempo no cocho (estabeleça horários); se mudar de ração, faça isso gradualmente.

Volumosos

Em relação aos volumosos, a porcentagem de matéria seca (MS) deve variar de 0,5 a 2,5% do peso vivo (PV) do equino por dia. Ou seja, a base alimentar do equino deve equivaler a 50% de sua nutrição total, além de ser de excelente qualidade. Com isso, o criador evita desequilíbrios nutricionais no animal e previne doenças, como a Osteodistrofia Fibrosa ("Cara Inchada"). Esta enfermidade é causada pelo fornecimento de forragens ricas em ácido oxálico (Brachiaria humidícula e Dictyoneura), que torna indisponível o Cálcio na dieta.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Agrolink.

Andréa Oliveira 02-05-2016 Cavalos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.