Dicas de como identificar a idade e a pelagem dos cavalos

Saber determinar a idade de um cavalo pode ser necessário em vários momentos, seja pela falta de anotações de um antigo dono ou por desconfiança deste

Um cavalo pode viver de 30 a 35 anos, no entanto, depois dos 14 a 16 anos, ele já não possui mais todas as suas faculdades

  Idade e pelagem dos cavalos

Saber determinar a idade de um cavalo pode ser necessário em vários momentos, seja pela falta de anotações de um antigo dono ou por desconfiança deste. Em alguns casos, em provas de julgamento, corridas ou experimentos, é cobrado do profissional a separação dos animais por faixa etária. Daí a importância de conhecer a forma de fazer essa avaliação.

Um cavalo pode viver de 30 a 35 anos, no entanto, depois dos 14 a 16 anos, ele já não possui mais todas as suas faculdades. Fisiologicamente, a vida do cavalo é dividida em três períodos: infância ou período de crescimento; idade adulta; e senilidade. Para determinar em qual dessas fases o animal se encontra, precisa-se levar em consideração alguns fatores externos e internos.

Os elementos externos, também chamados de secundários, levam em consideração as covas (olhais), ganachas (maxilar inferior), arcada dentária (curvatura), relaxamento do lábio inferior, flacidez da pele, relaxamento do ligamento cervical,  nevado ou geado. Já os elementos internos ou principais são fornecidos pela modificação  na forma da face  oclusal, pela erupção continuada nos dentes e pelo desgaste dos elementos que constituem os dentes.

Quem nunca ouviu o velho ditado: "A cavalo dado não se olha o dente" ? Isso se deve ao fato de que, tradicionalmente,  a avaliação da idade do cavalo é feita pela abertura de sua boca para examinar os incisivos. Pois, à medida que o cavalo vai crescendo, a aparência dos dentes vai se modificando. Sendo, portanto, fácil estimar a sua idade, a partir do comprimento, forma e cor dos incisivos.

Para fazer essa avaliação, o domador deverá ter paciência suficiente para dominar por alguns instantes a resistência do animal e estudar sem pressa os sinais. Alguns pontos devem ser considerados: ao nascer, a cria tem apenas dois incisivos no maxilar superior e dois no inferior; com um ano de idade, os primeiros incisivos perdem as concavidades, porém, os segundos e terceiros incisivos ainda têm as cavidades; aos sete anos, os primeiros incisivos definitivos estão achatados devido ao uso, mas os outros ainda têm as cavidades; aos 10 anos, a estrela dentária é visível em todos os incisivos; aos 20, a ranhura do terceiro incisivo superior percorre todo o dente; e aos 30 anos, a ranhura desaparece completamente.

A pelagem é outro fator importante para determinar a identificação exata de um determinado animal e de sua diferenciação entre os outros do mesmo rebanho. Sendo possível, por meio dela, determinar a idade, sexo, luz, clima, alimentação e saúde. Quanto à classificação das pelagens, elas podem ser classificadas em quatro categorias: pelagem simples e uniforme; pelagem simples, com crinas e extremidades escuras; pelagem composta; e pelagem conjugada.

Essas pelagens podem apresentar algumas particularidades que ajudam a identificar melhor o animal. Existem as particularidades gerais ou sinais, que são aquelas que não têm lugar fixo no corpo do animal, podendo aparecer por diversas causas e, às vezes, modificando o aspecto da pelagem. Já as particularidades especiais são aquelas que apresentam um lugar fixo no corpo do animal e aparecem na cabeça, no pescoço e nos troncos e membros do cavalo.

Existem também as marcas, que podem ser naturais ou artificias (adquiridas com o tempo ou acidentais). Algumas marcas naturais podem ser o Golpe de Machado, que é uma depressão existente no bordo superior do pescoço no ponto de inserção com a cernelha; e o Golpe de Lança, que é uma depressão nos músculos subcutâneos de forma arredondada,  sem cicatriz. Entre as marcas artificias, encontram-se cicatrizes deixadas por acidentes, por corte cirúrgico, por arreamentos, por cauterizações ou ainda, voluntariamente, feitas por um proprietário para identificar o animal.

Para mais orientações consulte o curso Como Avaliar Idade e Pelagem de Cavalos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a orientação do Doutor Orlando Marcelo Vendramini. Leia nosso outro artigo Doma natural: a maneira correta de lidar com cavalos.

Beatriz Lazia 17-08-2012 Cavalos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.