Como escolher um bom veterinário

A escolha de um profissional qualificado é de extrema importância

 

Em comemoração ao Dia Nacional da Pecuária, o CPT - Centro de Produções Técnicas, juntamente com o Portal Agropecuário, desenvolveu esse artigo como forma de presentear os pecuaristas que prestigiam nosso site. Nele trataremos de como se fazer a escolha de um bom veterinário.

A escolha de um bom veterinário é sempre uma tarefa difícil e delicada, já que o despejo de profissionais na área não é uma garantia de que estes estejam devidamente preparados. O jeito então é fazer uma pesquisa com calma e fazer o estabelecimento de alguns critérios que possam balizar a sua opção.

Existem vários fatores que envolvem a seleção de um bom veterinário, entre eles consta que o profissional esteja inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária, o CRMV, e, de preferência, ter boas referências. É importante que o criador busque informações extras com outros clientes a respeito da atuação do veterinário em questão.

Outra dica importante é que o criador deve se ater ao modo como o profissional lida com o animal: se ele levanta a mão demais, pode-se desconfiar do respeito com que ele trata seu cavalo; se ele trata o animal com carinho, se coloca força muitas vezes e se existe alguma agressão.

Especialidade x clínica geral

Nem sempre é necessário ter um especialista na área, mas é bom para o criador ter sempre à mão o telefone de um veterinário de confiança, para que, depois de procurado o veterinário possa orientar qual o melhor meio de tratamento e qual o possível profissional para o caso.

O fato do equino ser utilizado para diversas atividades e práticas esportivas, aumenta a importância em ter um bom clínico, que será capaz de identificar e combater o problema.

No Curso Enquanto o veterinário não chega - atendimento a equinos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, o criador receberá informações de como lidar em situações de emergência, antes da chegada do profissional. O coordenador do curso, Haroldo Vargas Leal Júnior, afirma que como a maioria das fazendas, dos centros hípicos e dos haras nem sempre conseguem oferecer as condições perfeitas de vida aos seus equinos, é importante estarmos cientes dos riscos de problemas que podem acometer nossos cavalos.

Beatriz Lazia 14-10-2011 Cavalos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.