Prova de seis balizas: modalidade que depende de agilidade e velocidade

Uma das provas equestres que vem ganhando gosto popular é a prova de seis balizas, que é uma modalidade onde a agilidade e a velocidade são fundamentais

A prova de seis balizas é aberta tanto para homens, como mulheres e crianças

  prova de seis balizas

Uma das provas equestres que vem ganhando gosto popular é a prova de seis balizas, que é uma modalidade onde a agilidade e a velocidade são fundamentais. Além disso, essa prova, que é aberta tanto a homens, como mulheres e crianças, é também uma prova de resistência e adestramento, que consiste em o conjunto cumprir, no menor tempo possível, o trajeto exposto.

Essa prova tem como finalidade contornar, em "zigue-zague", seis balizas dispostas sobre o solo, em linha reta, geralmente, com seis metros e meio de distância entre elas e a primeira baliza seis metros e meio da linha de chegada. Tudo isso com leveza, harmonia e grande velocidade.

Existem lugares em que as provas não são oficiais, portanto, as distâncias entre as balizas podem ser alteradas. Tais balizas devem ser de tubos de PVC, com aproximadamente dois metros de altura e com uma base de ferro possuindo até trinca e cinco centímetros de diâmetro. Ao começar a prova, cavalo e cavaleiro têm de partir em linha reta até a primeira baliza e contorná-la, passando a costurar as demais balizas em alta velocidade até chegar à última.

A prova de seis balizas  começa com uma fase classificatória, na qual os conjuntos fazem o trajeto individualmente, marcando seu tempo, este utilizado como critério para a próxima passagem, que dessa vez será em dupla. Nas outras fases da prova, as duplas serão formadas de acordo com uma tabela específica. Os melhores tempos terão o direito de escolher, na saída das duplas, o lado que querem correr. Vence a prova o competidor que, fazendo parte da dupla final, alcançar o menor tempo, sem cometer erros.

A prova  tem as seguintes categorias de cavaleiros: aberta, amador e jovem. Cada cavaleiro poderá participar com até quatro animais, em cada modalidade, sendo um deles puro castrado macho. Já o animal poderá participar até três vezes, desde que em categorias diferentes. Pelo fato da prova ser considerada "cavalo de trabalho", ela está sujeita a todas as especificações quanto ao equipamento dos animais e ao traje dos cavaleiros.

Exitem duas formas de medida do tempo da prova, uma é por meio de Fotocélula e a outra por cronômetro manual. No primeiro caso, não há necessidade de juiz de partida e de chegada. Quando ocorre falha no equipamento, o participante tem direito de voltar a correr, após todos os participantes da categoria. No caso do cronômetro manual, é exigido um mínimo de três cronometristas, excluindo o maior e o menor tempo, valendo somente o intermediário.

A contagem do tempo se inicia quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida e termina quando o focinho do cavalo cruza a linha de chegada. Caso o cavalo ultrapasse a linha de chegada pelo lado de fora, ele será desclassificado. Erro de percurso, queda do cavaleiro são atitudes que também desclassificam o concorrente. Além disso, cada baliza derrubada penaliza o competidor em cinco segundos, sendo considerada caída a baliza que tem sua parte plástica tocada ao chão. Nesse sentido, é permitido ao cavaleiro tocar com as mãos as balizas, mas não é permitido que ele as tire do seu lugar original. No caso do cavalo bater na baliza e esta sair do seu lugar original por mais de 20 centímetros, este será penalizado em 5 segundos, mesmo que ela não caia.

Para conhecer melhor as provas de velocidade, consulte o curso Provas Equestres de Velocidade, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do Doutor Haroldo Vargas Leal, que aborda questões a respeito de seleção do cavalo para provas de velocidade, doma e equipamentos, prova dos três tambores, prova das seis balizas, prova dos cinco tambores, prova de maneabilidade e velocidade, entre outros. Leia também nosso outro artigo A prova de três tambores envolve habilidade, força e velocidade.

Beatriz Lazia 19-10-2012 Cavalos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.