Seleção de cavalos para provas de velocidade

A crescente busca por cavalos que sejam velozes e de esporte, principalmente nos grandes centros urbanos

A princípio, todas as raças de cavalos podem ser utilizadas nas provas de velocidade

  cavalos

A crescente busca por cavalos que sejam velozes e de esporte, principalmente nos grandes centros urbanos, é uma realidade. Com o aumento do número de competições equestres, que são regulamentadas como esporte, e a diversidade de modalidades, faz com que competidores e donos de cavalos busquem por animais sadios e de velocidade.

Por falar em provas de velocidade, as mais conhecidas no Brasil, são:

Três Tambores: Trata-se de uma prova muito popularizada pela participação de mulheres em rodeios completos. É uma prova na qual o cavalo e cavaleiro fazem o percurso onde estão dispostos, em forma triangular, três tambores. Essa prova exige uma grande resistência do cavalo, velocidade e adestramento; saindo vencedor quem finalizar a prova com o menor tempo.

Seis Balizas Simultâneas: Nessa prova, são colocadas seis balizas distantes 6,5 m uma da outra. O conjunto cavalo e cavaleiro deve contornar as balizas em alta velocidade e voltar. É uma prova que exige resistência, velocidade, grande flexibilidade e coordenação.

Cinco Tambores: É uma prova que consiste no contorno de cinco tambores. É uma disputa por dois conjuntos, objetivando o primeiro lugar. Exige do cavalo resistência, velocidade e adestramento.

Maneabilidade e Velocidade: Nessa prova, cavalo e cavaleiro devem cumprir um percurso, que engloba salto sobre tambor, contornar balizas, fazer recuo dentro de uma região delimitada e fazer figuras, como a "margarida". Tudo isso, em alta velocidade. Exige muita resistência do cavalo, além de velocidade e adestramento.

Para realizar essas provas com bom desempenho, é preciso ter um bom cavalo. Para que um equino chegue a ser considerado bom cavalo de provas, é fundamental que ele passe pela doma racional e iniciação em rédeas. Sem esta base inicial, dificilmente se conseguirá um conjunto vencedor.

Para a seleção do cavalo para provas de velocidade, deve-se escolher cavalos:

- que sejam muito bem balanceados; - que sejam musculosos; - que sejam dóceis, corajosos e "inteligentes"; - que tenham uma saída de pescoço alta e um pescoço leve, "bem lançado"; - que tenham uma ossatura e musculatura de garupa bem conformadas; - que sejam corretos de aprumos; - que tenham uma boa sustentação de dorso lombo; - que possuam bom arqueamento de costelas; - que tenham boa abertura de narinas.

A princípio, todas as raças podem ser utilizadas nas provas de velocidade. Entretanto, há um destaque maior para as raças Quarto de Milha, Appaloosa, Paint Horse, Puro Sangue de Corrida, Árabe e os seus cruzamentos. Destes, há um domínio muito grande da raça Quarto de Milha, nos equinos que concorrem nas provas de velocidade em nosso país. Sendo importante, ao selecionarmos os cavalos para as corridas, que prestemos atenção à linhagem destes animais. No caso do Quarta de Milha, por exemplo, existem, basicamente, três linhagens a saber: linhagem de corrida, linhagem de trabalho e linhagem de conformação.

Para maiores informações, consulte o curso Provas Equestres de Velocidade, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do Doutor Haroldo Vargas Leal, que orienta sobre a seleção de cavalos para provas de velocidade, sobre doma, equipamentos, iniciação em rédeas, dicas para o competidor, entre outros. Leia também nosso outro artigo Cavalos de velocidade.

Beatriz Lazia 08-11-2012 Cavalos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.