Tratamento de Equinos enquanto o veterinário não chega

Pequenas mudanças de comportamento podem sinalizar algum problema

  Enquanto o veterinário não chega - Equinos

Na criação de equinos não é raro encontrarmos problemas que requeiram a interferência imediata para salvar a vida de um cavalo. Na maioria das vezes, é fundamental a presença de um médico veterinário que, preferencialmente, tenha especialização em equinos. No entanto, é importantíssimo também que o proprietário ou o tratador saibam fazer a análise e a interpretação correta do problema, só assim poderá transmitir ao médico, com precisão, dados para que ele avalie o caso.

Dessa forma, poderá decidir o grau de urgência no atendimento e orientar procedimentos que certamente poderão salvar um animal, ou pelo menos melhorar suas condições até o atendimento, ou ainda reduzir o seu nível de sofrimento.

Pequenas mudanças de comportamento podem sinalizar algum problema. Portanto, muitas das doenças que acometem os cavalos estão intimamente ligadas ao estresse. Devemos tentar sempre identificar as causas desse estresse e tentar minimizá-las ao máximo.

Outro grande fator gerador de problemas para os cavalos são as condições de manejo impostas pelo homem. Muitas vezes, as pessoas que lidam com os cavalos julgam-se plenas conhecedoras desses animais, sem, na verdade, conhecê-los suficientemente. Devido a isso, cometem erros significativos, quer seja na sua alimentação, no seu uso no trabalho e esporte, ou na sua higiene.

O curso Enquanto o Veterinário não Chega - Atendimento a Equinos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas,  vem ajudar a avaliar os problemas que, porventura, venham a ocorrer com seus cavalos; analisar seu grau de importância; reconhecer os principais sinais e sintomas que devem ser transmitidos ao médico veterinário; e oferecer algumas dicas do que fazer enquanto aguardar a presença de um veterinário.

O pessoal da fazenda precisa estar preparado para atuar em situações de emergência até que o veterinário chegue e, também, saber auxiliar no acompanhamento de tratamentos prolongados.

Patrícia Tristão 24-05-2010 Cavalos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.