Vaquejada: festa e atividade genuinamente brasileiras

A vaquejada é uma festa genuinamente brasileira, tratando-se de uma atividade recreativo-competitiva, considerada por muitas pessoas como um esporte.

A vaquejada é uma competição que dura em torno de três dias

  vaquejada

A vaquejada é uma festa genuinamente brasileira, tratando-se de uma atividade recreativo-competitiva,  considerada por muitas pessoas como um esporte. Teve sua origem na região Nordeste, onde é muito praticada, alcançando aos poucos as demais regiões do país.

Com uma tradição de mais de 100 anos, essa atividade consiste em dois vaqueiros, a cavalo, perseguindo um boi. Com o auxílio dos cavalos, os vaqueiros emparelham o boi, conduzindo-o a uma área-objetivo, que fica entre duas linhas paralelas,   marcadas a cal, onde deve ser derrubado o boi.

As disputas se dão entre várias duplas. Cada vaqueiro tem sua função, sendo um o batedor de esteira e o outro, o puxador. O batedor tem como objetivo levar o boi para perto do derrubador, no momento da disparada. Além disso, ele tem de pegar o rabo do boi e passar imediatamente para seu parceiro, o puxador. Este, após pegar o rabo do boi, tem de derrubá-lo dentro da faixa apropriada. Além das duplas, existem também os juízes. O juiz serve como árbitro. Ele é quem distribui os pontos entre as duplas.

Uma expressão muito conhecida dos vaqueiros, e que acompanha essa atividade, é a "Valeu Boi", gritada pelo juiz, quando o boi é derrubado pela dupla, dentro da faixa apropriada para esse fim, com as quatro patas para o ar. Quando se ouve essa expressão, sabe-se que a dupla somou pontos. Quando a expressão ouvida é "Zero Boi", indica-se que a dupla não alcançou o objetivo da prova e, portanto, não obteve pontos.

A vaquejada dura em torno de três dias, sendo o primeiro destinado ao reconhecimento da pista, por parte dos vaqueiros, além de servir de treinamento. A competição propriamente dita fica para os outros dois dias. Durante a prova, cada dupla tem a função de correr três bois por dia. Além disso, a boiada é uniforme, ou seja, os bois têm mais ou menos o mesmo peso e tamanho, a fim de que a disputa não seja desigual.

Caso seja de interesse da dupla, esta pode se inscrever em mais de uma prova, correndo assim, seis bois por dia, podendo obter mais classificações. A premiação vai do primeiro até o vigésimo lugar, a fim de valorizar o maior número de vaqueiros. Além disso, a vaquejada conta com muita música e animação, atraindo um grande público.

O esporte é regulamentado, sendo promovido por entidades públicas ou privadas. Sendo assim, há algumas regras para a prova, como:

- o vaqueiro não pode bater no boi, caso o faça, não valerá ponto; - boi solto e corrido, é boi julgado; - só se julga boi de pé, a não ser que ele não tenha condições de levantar; - não se pode balançar boi na pista de competição; - se o boi não correr, ao sair do brete, o vaqueiro tem direito a outro boi; - ao ser puxado, o boi tem de mostrar as quatro patas dentro das faixas para que a dupla alcance os pontos.

Existem outras regras que compõem a prova, que podem ser encontradas facilmente em sites oficiais de vaquejadas. Para o sucesso na prova, além do vaqueiro, é muito importante o papel do cavalo que ele irá montar. Pensando nisso, o CPT - Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso Provas Equestres de Velocidade. Leia também nosso outro artigo Cavalos de velocidade.

Beatriz Lazia 03-10-2012 Cavalos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.