Cavalos de velocidade

A raça Quarta de Milha se destaca entre os equestres competidores

A procura por cavalos esportivos aumenta a cada dia, principalmente nos grandes centros urbanos. E o aumento do número de competições equestres têm ocorrido em diversas modalidades. A seleção de potros para provas de velocidades seguem alguns critérios, como:

- cavalos que sejam bem balanceados; - que sejam muito musculosos; - que tenham uma saída de pescoço alta e leve; - serem dóceis, corajosos e "inteligentes"; - que sejam corretos de aprumo; - boa abertura de narinas;

O animal de provas, como para todos os tipos de serviço, deverão ser domados pelo método de Doma Racional ou Natural, que são métodos onde o cavalo não é mau tratado, com isso não carrega traumas. Isso facilita imensamente o aprendizado futuro para o treinamento.

O cavalo Quarta de Milha é um dos cavalos mais populares do mundo e um dos mais buscados para competições equestres. Essa raça é fácil de domar, é dócil e inteligente. Por serem de fácil adaptação, eles podem ser usados como instrumento de força e transporte.

Cavalos dessa raça, geralmente, medem 1,52m, possuem a cabeça pequena, os olhos afastados e grandes, o perfil reto e a fronte ampla. Possui o andamento harmonioso, em linha reta e baixo; o macho e  a fêmea pesam cerca de 500 Kg, com porte de médio a grande.

O  Quarto de Milha  por ser considerado um dos cavalos mais versátil do mundo, possui aptidões que variam entre corridas planas, saltos, provas de rédeas, balizas, três tambores, hipismo rural, além de serem ótimos com a lida do gado.

Caso o produtor tenha interesse em conhecer mais sobre raças de cavalos voltados para provas equestres de velocidade, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Provas equestres de velocidade. Neste curso, o criador receberá informações sobre como selecionar cavalos para provas de velocidade, movimentos básicos que o cavalo deverá desenvolver, além de como treinar e  fazer a iniciação das rédeas. O coordenador do curso, Haroldo Vargas Leal, orienta os criadores que, antes de qualquer coisa, o criador deve conhecer bem o seu cavalo, para depois iniciá-lo em competições. Leia nosso outro artigo Aprenda quais são os melhores instrumentos para fazer a doma. Confira o vídeo abaixo!

Beatriz Lazia 21-09-2011

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.