Qualidade da água no meio rural

A água utilizada pelo homem e pelos animais no meio rural, para os diversos fins, deve possuir determinados atributos que possibilitem uma garantia real para a saúde

O tratamento de água no meio rural é importantíssimo para a manutenção da saúde das pessoas e dos animais

água

A água utilizada pelo homem e pelos animais no meio rural, para os diversos fins, deve possuir determinados atributos que possibilitem uma garantia real para a saúde. Alguns estudos têm mostrado a redução de inúmeras doenças, a partir da melhoria das condições de saneamento básico, especialmente água e esgoto. O crescente aumento populacional tem gerado problemas com relação ao fornecimento da água com boas condições de potabilidade.

Em países em que a água é um bem escasso, já são empregadas tecnologias avançadas para o tratamento de águas residuais, visando à sua posterior reutilização. Em alguns países e ilhas marítimas, já se utiliza o processo de dessalinização das águas do mar, como fontes adicionais.

Para que ela seja considerada potável, ela precisa reunir algumas qualidades como: ser fresca, límpida, inodora, arejada, leve ao estômago, imputrescível, apta para o uso doméstico, isenta de compostos químicos nocivos e de agentes  biológicos veiculadores de doenças infecciosas e parasitárias.

Fatores como cor, turbidez, sabor e odor, significado sanitário dos cloretos, do ferro e do manganês, dureza, taxa de microrganismos, importância da água na indústria e na agroindústria contribuem para a avaliação da qualidade da mesma.

No que diz respeito ao meio rural, ao fazer a seleção do manancial, é fundamental analisar os fatores ambientais, os riscos potenciais de contaminação/poluição, a proteção existente em relação ao manancial, a geologia/topografia da área, a avaliação de alguns parâmetros qualitativos e quantitativos, o custo (desde a captação à distribuição) e a participação comunitária, quando o uso água for coletivo.

Depois de realizada essa avaliação e, dependendo do tipo de tratamento e do uso, será preciso submeter essa água a exames físico-químicos e bacteriológicos. Esses exames deverão ser repetidos após a construção do sistema de captação ou de tratamento. É importante manter em dia a vigilância das condições de proteção do manancial, bem como fazer o monitoramento da qualidade, por meio de exames laboratoriais. Vale lembrar que, em geral, no meio rural, quando se trata de fontes de água bem protegidas, o exame bacteriológico geralmente será suficiente para avaliar a qualidade da mesma.

Além dos mananciais, as águas superficiais também devem receber atenção quanto às possibilidades de contaminação. Portanto, para que elas possam ser utilizadas para consumo, elas precisam ser submetidas a um tratamento mais completo, ainda que utilizando técnicas mais simplificadas. O primeiro aspecto que deve ser observado para utilizar águas superficiais é se a fonte possui proteção adequada. Essa proteção refere-se à presença de matas protetoras das nascentes, que contribuem para que haja maior infiltração das águas das chuvas, reduzindo, assim, o escoamento superficial.

Isso, além de proporcionar maior abastecimento do lençol freático, reduz as possibilidades de contaminação pelo arraste de material orgânico e de poluentes para os leitos dos córregos, dos rios e das represas. Geralmente, as águas superficiais, cujas nascentes estão localizadas dentro da propriedade, apresentam melhor qualidade, quando comparadas com os córregos e rios, que se estendem por maiores distâncias, passando por várias propriedades. Nesses casos, a utilização poderá ser feita mediante avaliação criteriosa de um profissional habilitado da área da saúde, pois este poderá requerer um tipo de tratamento mais elaborado, além de um sistema de monitoramento ou de vigilância do manancial.

Para maiores informações, consulte o curso Tratamento de Água no Meio Rural, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas e coordenado pelo Médico Veterinário Francisco Cecílio Viana. O curso aborda questões como as fontes de água, qualidade da água, principais fontes de contaminação da água, escolha de mananciais, entre outras. Leia também nosso outro artigo A importância do tratamento de água no meio rural.

Beatriz Lazia 23-01-2013 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.