Reciclagem de entulhos

O tratamento do entulho permite a produção de material para uso em base e sub-base e também para pavimentação de ruas e estradas

 

Os resíduos urbanos têm elevado grau de heterogeneidade; isto é, possuem características diferenciadas e, por isso, é necessário adotar soluções diferentes para algumas parcelas constituintes desses. Isso é especialmente válido para aqueles materiais que representam os maiores volumes e/ou massa, como, em geral, o são os resíduos da construção civil.

Alguns pesquisadores vêm estudando alternativas de reciclagem para esses resíduos, visando à minimização dos problemas ambientais a eles associados, bem como a promoção de práticas mais adequadas e "produtivas" que o simples descarte no solo de materiais ainda passíveis de reaproveitamento.

O entulho, ao invés de ser misturado a outros tipos de resíduos (domiciliares/comerciais ou públicos), se coletado diferenciadamente, ou acumulado em locais apropriados, poderá ser reciclado e adequadamente reintegrado ao meio, com seu reaproveitamento ("in natura" ou como matéria-prima) em novas obras, públicas ou privadas. O tratamento permite a produção de material para uso em base e sub-base para pavimentação de ruas e estradas, produção de bloquetes, briquetes, meio-fio, "rip-raps" entre outros.

O curso Reciclagem de Entulhos elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas mostra os pontos importantes do processo de tratamento do entulho da construção civil, enquanto resíduo sólido urbano. São apresentadas algumas estratégias que as administrações municipais poderão adotar, visando a recuperação da qualidade do meio ambiente e geração de material a baixo custo, a partir da reciclagem, permitindo a substituição dos materiais convencionalmente empregados na construção civil e a redução da geração de resíduos.

É fato que a reciclagem de entulho (resíduos da construção civil, concreto e pavimento), em nosso país, já está saindo das estações experimentais mantidas por universidades e alguns poucos serviços públicos de limpeza urbana, e interessando a iniciativa privada. Mudando paradigmas da sociedade de consumo descartável, devemos reciclar, sim, pois isso constituirá numa nova atitude política e social em benefício do homem. No Brasil, a experiência tem se concentrado na geração de agregados para utilização em pavimentação ou, ainda, no reaproveitamento de alguns produtos contidos no entulho. Assista ao vídeo abaixo e entenda um pouco mais sobre o curso.

Patrícia Tristão 16-06-2011 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.