Regularização ambiental e agronegócio

Regularização ambiental e agronegócio. Nos dias de hoje, no Brasil, torna-se estritamente necessário seguir o que dispõe o Código Florestal.

Além do CAR - Cadastro Ambiental Rural, será exigido dos produtores rurais o termo de compromisso do Programa de Regularização Ambiental (PRA)

 Regularização ambiental e agronegócio

Nos dias de hoje, no Brasil, torna-se estritamente necessário seguir o que dispõe o Código Florestal. Não apenas a população, as empresas e as indústrias devem segui-lo, como também os produtores rurais. A obrigatoriedade da regularização ambiental deve estar presente em tudo o que gira em torno do agronegócio brasileiro – de forma abrangente.

Portanto, é preciso que todos se adequem às leis ambientais – em especial, os produtores rurais. Segundo consultores da Agroicone, a cada dia, as indústrias preferem negociar com produtores que cumprem a legislação ambiental – para isso, é preciso que eles tenham inscrição no CAR -  Cadastro Ambiental Rural.

Atualmente, o CAR é obrigatório a todos os produtores rurais e é exigido por legislação ambiental. O não cadastro poderá resultar em sérios problemas! Além de multas, o produtor perderá o direito a crédito bancário, assim como poderá ter seus produtos “barrados” para comercialização.
   
Daqui a dois ou três anos, além do CAR - Cadastro Ambiental Rural, será exigido o termo de compromisso do Programa de Regularização Ambiental (PRA). De acordo com especialistas, a liberação do crédito rural será alinhada com a situação ambiental de cada produtor de acordo com a lei do Código Florestal. Daí a extrema necessidade dos programas de conscientização dos produtores.

Um bom exemplo é o Projeto Input - Iniciativa para o Uso da Terra. No programa, foram feitas entrevistas com mais de 20 profissionais - pesquisadores, executivos do agronegócio e representantes do ramo. Graças ao projeto, surgiu o CAR – uma forma de tornar o Brasil mais organizado no setor agropecuário.

Fontes: Canal Rural e Cursos CPT.

Conheça o Curso a Distância CPT Restauração Florestal em Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online - elaborado por Sebastião Venâncio Martins, Mestre em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa e Doutor em Botânica pela Universidade Estadual de Campinas.

 

Andréa Oliveira 13-09-2016 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.