Saiba qual a diferença entre incêndio florestal e queima controlada

Apesar de existirem diversos agentes de destruição da vegetação, como é caso da intempéries climáticas e ataque de pragas e doenças, o principal causador da destruição da vegetação tem sido a ação de incêndio florestal

O incêndio florestal consiste na ocorrência do fogo em qualquer forma vegetativa, enquanto que a queima controlada é o uso do fogo de forma planejada para se atingir um determinado objetivo

incêndio florestal

Apesar de existirem diversos agentes de destruição da vegetação, como é caso da intempéries climáticas e ataque de pragas e doenças, o principal causador da destruição da vegetação tem sido a ação de incêndio florestal. Os efeitos provocados pelos incêndios florestais destacam-se por serem devastadores e por provocarem diversos danos aos componentes do ecossistema.

Iremos esclarecer aos proprietários de áreas florestais sobre a diferença existente entre um incêndio florestal e uma queima controlada. Vejamos:

Incêndio florestal

O incêndio florestal consiste na ocorrência do fogo em qualquer forma vegetativa e pode ser causado por diversas formas, desde as naturais até aquelas causadas pela ação do homem. Essas ações podem ser de caráter criminoso, acidental ou mesmo inesperado. Os efeitos provocados pelos incêndios florestais destacam-se por serem devastadores e por provocarem diversos danos aos componentes do ecossistema.

Diferente do que muitos pensam, o incêndio florestal não é somente o fogo que atinge uma floresta. Pode ser entendido como incêndio florestal a ação do fogo sobre qualquer material combustível, seja ele encontrado em uma pastagem, em uma floresta plantada ou em uma floresta natural ou nativa. Em resumo, é a ação do fogo sobre qualquer tipo de vegetação, seja ela viva ou morta.

Queima controlada

Queima controlada é o uso do fogo, de forma planejada, para se atingir um determinado objetivo, como a limpeza de uma pastagem. A queima controlada é, obrigatoriamente, acompanhada de um planejamento prévio. Neste planejamento, devem ser considerados os aspectos legais, as técnicas de queima, as condições climáticas, a previsão do comportamento do fogo, os equipamentos e as ferramentas apropriadas, além de um levantamento dos vizinhos e áreas próximas à área a ser queimada. Como pode ser visto, a queima controlada, apesar de não ser difícil, não pode ser feita de qualquer forma e sem nenhum tipo de conhecimento.

Para maiores informações a respeito do assunto, consulte o curso Formação e Treinamento de Brigada de Incêndio Florestal, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas e coordenado pelo Professor Guido Assunção Ribeiro. O curso conta com orientações a respeito do comportamento do fogo, comportamento dos incêndios florestais, planos de prevenção e proteção, combate ao incêndio, aplicação dos métodos de combate a incêndios, entre outras. Leia também nosso outro artigo Saiba como as condições climáticas interferem em incêndios florestais.

Beatriz Lazia 17-04-2013 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.