Abate de caprinos e processamento da carne

Consumo de carne de caprinos cresce cada vez mais

 

Uma análise do mercado de carnes do Brasil nos mostra que têm ocorrido profundas transformações nos últimos anos, com um intenso aumento do consumo das carnes de suínos e aves, que passaram a ocupar um espaço de destaque para o consumidor em geral, em relação à carne de bovinos. Grande parte dessa mudança se deve a alterações nos preços pagos pelo consumidor de pouco mais de dois reais por quilo de carne de aves, e cerca de 4,5 reais por quilo de carne de suínos, contra nove reais por quilo de carne de bovinos.

Essas mudanças nos hábitos de consumo tendem a abrir espaço aos produtos da caprinocultura de corte, que são carnes com baixos teores de gordura. Além disso, há também uma tendência de os consumidores buscarem produtos diferenciados, que permitam o preparo de pratos menos conhecidos, e mais agradáveis.

A carne de caprinos apresenta exatamente estas características: é um produto muito saudável, com baixo teor de gordura, e um sabor diferenciado, excelente para a culinária. Outra grande vantagem é o preço, que, apesar de ser muito variável, nas regiões onde a cadeia produtiva está estabelecida, é inferior ao da carne bovina.

Pode-se dizer que o mercado da carne é muito pouco explorado na maioria das criações do sul e sudeste, onde se concentram mais os rebanhos leiteiros. Os machos são abatidos logo após o nascimento, a despeito da possibilidade de engorda desses animais, justamente pela falta de um mercado que valorize o produto, que, por sua vez, não existe por falta de abatedouros que se proponham a fazer a distribuição.

Mesmo para um mercado onde a oferta de caprinos ainda não se encontre estabilizada nas regiões do Centro-sul, a implantação de um abatedouro pode ser vantajosa, pela possibilidade de utilização para outras espécies animais, como, por exemplo, ovinos, os quais podem ser abatidos nesse tipo de frigorífico, sem nenhum tipo de adaptação nas instalações, usando-se técnicas bastante semelhantes. A carne de ovinos também tem tido uma procura crescente, ainda irregular, mas com bom potencial de crescimento.

Para mais informações, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Abate de Caprinos e Processamento da Carne. A coordenadora do curso, Cristiane Leal dos Santos, orienta que ao instalar um abatedouro de qualquer porte, o empreendedor deve consultar o serviço de vigilância sanitária de sua cidade, e, conforme o seu projeto de comercialização e capacidade de investimento, estabelecer que tipo de inspeção será usado. Assista ao vídeo abaixo e tenha uma prévia do que o curso aborda!

Beatriz Lazia 07-11-2011 Criação de Cabras

Deixe um Comentário

Comentários

Leonel Hortencio dias

08-02-2019

boa tarde, gostaria de saber se tem como fazer entrega de carne de cabrito aqui no Rio de Janeiro Grato Leonel

Resposta do Portal Agropecuário

11-02-2019

Olá Leonel,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Não vendemos carne, apenas cursos.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto