Criação de cabras leiteiras

A criação de cabras leiteiras está cada vez mais presente na agropecuária brasileira, conquistando e mantendo novos mercados para o leite de cabra e seus derivados

A criação de cabras leiteiras é uma atividade que pode ser facilmente desempenhada em pequenas propriedades, com investimento inicial baixo e grande potencial de retorno financeiro

criação de cabras leiteiras

A criação de cabras leiteiras está cada vez mais presente na agropecuária brasileira, conquistando e mantendo novos mercados para o leite de cabra e seus derivados. Entre os produtos dessa atividade, destacam-se o leite pasteurizado, leite ultrapasteurizado (UHT), leite esterilizado, leite em pó, iogurtes, sorvetes, doces e queijos. Entretanto, como a oferta de produtos tem crescido, a competição pelo mercado também é uma realidade, exigindo maior eficiência de todos os componentes da cadeia produtiva.

Entre os pontos que merecem destaque, está a produtividade, que exige dos criadores maior capacidade de adaptação às necessidades de redução de custos, desde a produção até a comercialização dos produtos. Para isto, os produtores têm buscado instrumentos tecnológicos na especialização da produção de leite para um aumento da produtividade do rebanho e do volume de produção.

O criador de cabras conta com a vantagem dos caprinos terem uma capacidade de pastejo típica, pois estes animais andam muito em busca de alimentos, consomem grandes variedades, além de serem muito seletivos no pastejo, buscando entre as diversas espécies de vegetais aquelas que apresentem melhor qualidade nutricional e melhor palatabilidade.

Outra característica muito importante sobre os hábitos alimentares dos caprinos é que eles consomem plantas de folhas largas, ou seja, as dicotiledôneas. Apesar de apresentarem essa preferência, os caprinos também são altamente produtivos pastejando gramíneas ou outras forrageiras de folhas estreitas, que são as monocotiledôneas.

Quanto à adaptação ao ambiente, fatores como calor, sol forte e a presença de parasitas internos e externos, típicos de pastagens tropicais, não representam problemas para os caprinos. Ao contrário, estes animais se mostram altamente adaptados a estas condições ambientais, o que lhes confere uma grande vantagem na criação nessas regiões.

Sendo assim, em regiões onde o clima e a vegetação são mais favoráveis, onde as pastagens são bem manejadas e as condições de manejo mais apuradas, os caprinos estarão em condições de apresentar alta fertilidade e capacidade de produção, garantindo maior rentabilidade ao produtor.

O manejo dos caprinos não é complicado, pois eles são animais de pequeno porte e de comportamento muito dócil, sendo raros os casos de agressividade. Por isso, essa criação requer pouca mão de obra para o manejo, já que se tratam de animais muito adaptáveis, fáceis de serem conduzidos e contidos. Um homem sozinho é capaz de manejar cerca de 50 cabras, com facilidade. Estas características de docilidade também determinam que as instalações utilizadas no manejo possam ser mais simples, do que as usadas com bovinos, por exemplo.

Outra vantagem dessa criação é que as cabras apresentam um ciclo reprodutivo mais curto que o dos bovinos. Esse ciclo mais curto facilita a evolução do rebanho caprino por meio de seleção para o melhoramento genético. Assim, há um maior e mais rápido retorno econômico para o pecuarista.

Para maiores informações, consulte o curso Criação de Cabras Leiteiras - Instalações, Raças e Reprodução, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, e coordenado pela Médica veterinária Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães. O curso conta com orientações a respeito do planejamento da atividade, sistemas de criação, estruturação do criatório - confinamento, aquisição dos animais, manejo para reprodução, entre outras. Leia também nosso outro artigo Vantagens da criação de cabras.

Beatriz Lazia 03-04-2013 Criação de Cabras

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.