Como alimentar ovinos de corte

A alimentação é a base de qualquer criação e uma elevada fonte de custos da atividade

Criação de ovinos de corte

A nutrição do rebanho é fundamental, pois interfere diretamente no ganho de peso dos animais, na secreção do leite, no trabalho muscular e na acumulação de gordura. Torna-se necessário, portanto, o entendimento por parte dos produtores de que o manejo nutricional pode ser o responsável pelo sucesso ou fracasso de qualquer sistema de produção de ovinos.

A grande diversidade genética desses animais encerra caracteres adaptativos bastante diferenciados, existindo raças próprias para situações de pastagens de solos pobres, de mediana fertilidade, e aquelas que exigem altos níveis nutricionais, disponibilizados exclusivamente pelos solos ricos.

Portanto, a observância da interação genótipo X meio ambiente é a chave para o sucesso dos sistemas de produção de ovinos. Ou seja, sempre existirão as melhores raças para cada especificidade ambiental.

Uma vez determinada esta variável, há que se dar atenção ao manejo dos ovinos na pastagem, visando maximizar a produção animal. Todavia, em alguns casos, o sistema de produção em pasto deve ser complementado pelo confinamento. Tal situação é factível em regiões com precipitações pluviométricas intensas e com pastagens que suportem elevadas cargas animais; e apresentam fatores responsáveis por altas incidências de helmintos, que prejudicam acentuadamente os animais, sobretudo os cordeiros. A desmama precoce, a recria e a terminação em sistema intensivo solucionam o problema.

O curso "Alimentação de Ovinos de Corte" elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas apresenta aspectos essenciais da alimentação em pasto e confinamento, abordando assuntos como: digestão dos ovinos, nutrição ao longo do ciclo produtivo, manejo de ovinos em pastagens, suplementação na seca, suplementos volumosos, manejo alimentar em confinamento, alimentação, mercado.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

A alimentação é a base de qualquer criação e uma elevada fonte de custos da atividade; por isso, merece atenção especial do ovinocultor.

http://www.youtube.com/watch?v=J6lWeP2lteQ

Patrícia Tristão 24-05-2010 Criação de Ovelhas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.