Instalações para criação de cordeiros

A criação de cordeiros no Brasil sempre contou com duas finalidades: a produção de carne e de lã

As instalações devem proporcionar aos cordeiros condições favoráveis para que tenham boa performance produtiva

  criação de cordeiros

A criação de cordeiros no Brasil sempre contou com duas finalidades: a produção de carne e de lã. Mas, nos últimos anos, ela veio ganhando outra finalidade, a exploração leiteira para fabricação de derivados, que já virou um negócio promissor. Sendo assim, cada vez mais a criação vem ganhando adeptos pelo país, que buscam lucros com a produção de carne, leite e lã.

Mas, antes dos pecuaristas iniciarem uma criação de ovinos, eles devem ter em mente que uma infraestrutura básica é necessária para tanto. Essas instalações devem proporcionar aos ovinos condições favoráveis para que eles tenham uma boa performance produtiva. Devem servir como proteção dos fatores climáticos, como chuva, sol, ventos fortes e frios, de doenças e predadores.

Para construir tais instalações, os produtores deverão levar em conta o tipo de manejo que irão adotar, o número de animais que criarão e o tipo de exploração do rebanho que será feita. Nesse quesito, é importante lembrar que o custo envolvido nos gastos das instalações só se justificam se o rebanho contar com um número acima de 50 cabeças, caso contrário, os ovinos poderão ser manejados nas instalações de bovinos, caso hajam na propriedade.

Antes de instalar um local para a criação dos ovinos, é interessante que o pecuarista faça um estudo detalhado da área onde será construída a instalação e também um levantamento do custo-benefício e da mão de obra disponível para saber se é uma atividade viável. Mas, mesmo que o objetivo da criação seja a produção de carne, as instalações podem ser simples e  práticas, o que facilita o manejo.

Quanto à localização das instalações, é preciso buscar na propriedade um terreno livre de umidade, que tenha fácil acesso e que seja próximo das pastagens e da sede da propriedade, a fim de evitar o aparecimento de predadores. O solo deve ser drenado e sem pedras, deve ser bem coberto por vegetações rasteira. Em regiões muito frias e com ventos fortes, é preciso construir um abrigo, ainda mais quando se tem ovelhas pré-paridas e cordeiros. O mesmo acontece em regiões onde o índice de chuva e a incidência solar são altos.

Existe uma semelhança muito grande entre as instalações de bovinos e de ovinos, e em alguns casos, podem até ser a mesma, como já citado anteriormente. Só que no caso dos ovinos, as proporções são bem menores. Os materiais usados podem ser os mais variados, desde a madeira até a alvenaria; nos currais, o piso deve ser acimentado.

Além do já citado, na construção das instalações devem ser previstas cercas, que devem ser construídas com fio de arame liso, bem esticados e distribuídos de maneira que impeçam a saída dos ovinos ou a entrada de predadores. Deve conter também um centro de manejo, que é responsável por reunir todas as práticas com o rebanho. Ele deve ser localizado próximo ao potreiro hospital e deve ser composto de: mangueiras, tubo ou tronco de contenção, pedilúvio, banheiro, balança, farmácia, cobertura, potreiro hospital, abrigos, cochos, bebedouros e estábulo.

Quanto aos equipamentos necessários para o manejo do rebanho, a maioria pode ser usada em interação com outras espécies de animais ou mesmo no manejo geral da fazenda, pois poucos equipamentos são necessários para uso exclusivo dos ovinos. São necessários os seguintes equipamentos:

Para os cordeiros: mamadeira, aplicador de brincos, balança para recém-nascido, sonda para alimentar cordeiros debilitados, ferro goivo para corte de cauda, alicate elastrador e anéis de borracha, tesoura ou pinça para sinalação.

Para as ovelhas: material para marcação, pistola dosificadora, tesoura para aparar cascos, pinça para curativo de miíase, seringa hipodérmica e agulhas de diversos calibres, tesoura para tosquia.

Para mais informações, consulte o curso Instalações para Ovinos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do professor Luís Fonseca Matos, que orienta entre outras coisas a respeito da importância das instalações, pastagens, cercas, abrigos, confinamento para terminação, entre outros. Leia também o artigo Instalações para produção de cordeiros em confinamento.

Beatriz Lazia 27-06-2012 Criação de Ovelhas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.