Por que alimentar vacas leiteiras com cana-de-açúcar? Por vários bons motivos!

A cana-de-açúcar é opção de volumoso para vacas leiteiras. É utilizada na recria, em vacas não lactantes, vacas em lactação e na dieta de vacas de maior produção

A cana-de-açúcar é excelente opção de volumoso para bovinos leiteiros. É utilizada com sucesso  na recria, em vacas não lactantes, em vacas em lactação e na dieta de vacas de maior produção

Por que alimentar vacas leiteiras com cana-de-açúcar?   Artigos Cursos CPT

A cana-de-açúcar é excelente opção de volumoso para bovinos leiteiros. Pode ser utilizada com sucesso na recria, em vacas não lactantes, em vacas em lactação com menor demanda nutricional e em baixas inclusões na dieta de vacas de maior produção. É vantagem alimentar as vacas leiteiras com cana-de-açúcar por vários e bons motivos: alto teor de sacarose, moderado teor de fibra insolúvel em detergente neutro (FDN), alta produção de matéria seca por unidade de área mesmo com baixa frequência de cortes, simplicidade do cultivo agronômico, relativa resistência a pragas e doenças, facilidade de compra e venda, além de seu caráter semiperene.

Há tempos essa gramínea vem sendo cultivada e utilizada na alimentação do gado como volumoso, principalmente no período seco do ano. Entre as suas características desejáveis, listam-se a alta produção de matéria verde por hectare e o baixo custo por unidade de matéria seca produzida; o período de colheita que coincide com a época da seca, quando há escassez de forragens nos pastos e, consequentemente, maior necessidade de suplementação dos animais; fácil manejo e estabelecimento; e, por fim, baixa taxa de risco, pois dificilmente ocorrem perdas totais dessa cultura.

Ao contrário de outras gramíneas, a cana-de-açúcar, com o avanço da maturidade, apresenta melhora na sua qualidade nutricional devido ao acúmulo de açúcares no caule, particularmente de sacarose. A maior concentração de açúcares atinge se ápice na seca, o que viabiliza sua colheita em uma época de escassez de forragem.

Vale a pena adicionar ureia à cana-de-açúcar?


A associação da cana-de-açúcar com ureia é muito utilizada na bovinocultura de leite, apresentando grande sucesso. Esta estratégia nutricional alia a rápida disponibilidade de energia (pela alta solubilidade da sacarose) e de nitrogênio (pela elevada solubilidade da ureia e sua rápida transformação em amônia pela microflora ruminal). Na suplementação, é comum a utilização de farelos cujo teor de proteína pode variar de 13%, por exemplo, o farelo de arroz e o farelo de soja.

Por Silvana Teixeira.
Fonte: Universidade do Leite.

Silvana Teixeira 01-10-2018 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.