Criação de cateto e queixada

Em alguns países como o Brasil, a carne de cateto e queixada, ainda é uma importante fonte de proteína animal, utilizada para a subsistência de populações indígenas e rurícolas no interior do país.

O mercado para carne de cateto e queixada tem crescido rapidamente em todo o país

cateto e queixada

Em alguns países como o Brasil, a carne de cateto e queixada ainda é uma importante fonte de proteína animal, utilizada para a subsistência de populações indígenas e rurícolas no interior do país. Porém, a sua utilização é frequentemente ignorada ou subestimada pelos órgãos responsáveis pela sua proteção. Desse modo, o aproveitamento desses animais está sendo feito por meio da caça predatória que, associada à destruição de habitats, está causando a perda desses recursos naturais.

Os principais compradores da "carne de caça", são os restaurantes dos grandes centros urbanos, onde a população cada vez mais afastada do contato com a natureza, busca compensar este isolamento através do consumo de produtos alternativos, remunerando melhor o produtor rural em comparação com o que é pago por produtos convencionais.

A carne de pecaris (cateto e queixada) é de excelente qualidade, tanto em seu sabor quanto em textura. Tem coloração mais clara que a de porco, é magra (com 4 a 6 % de gordura) com baixos níveis de colesterol e de paladar suave, levemente adocicado. Não tem as estrias gordurosas presentes na carne de porco doméstico que pode chegar a ter 28% de gordura ou no caso do "javaporco" (mestiço de javali x porco doméstico, criado no Brasil).

A carne de cateto e de queixada é boa para pessoas que fazem dieta de emagrecimento ou têm que controlar o colesterol, por ser mais magra que a de porco ou a de boi. Também é interessante para pessoas com grande atividade física ou em fase de crescimento, por ser mais rica em proteínas. A pele de animais silvestres criados com o objetivo de produção de carne, representa um valor adicional na composição do preço de venda sendo um componente importante na otimização dos custos de produção.

O couro de pecaris além da aparência diferenciada e de beleza ímpar, tem entre outras características um caimento e leveza perfeitos para confecção de vestimentas como jaquetas e coletes e, devido a sua resistência, é boa para a fabricação de calçados, luvas e outros artigos de vestuário e até mesmo para bolsas e adornos.

Outra alternativa de renda para o criador é a comercialização de animais vivos, vendidos como matrizes e reprodutores. Este é um mercado que está em alta, uma vez que é crescente o número de produtores rurais interessados na criação de espécies alternativas de animais. A procura por estes animais deve ser crescente até uma estabilização do número de criadores e os primeiros que se estabelecerem com certeza terão ganhos maiores.

Para auxiliar os criadores que desejam fazer a comercialização de pecaris, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Criação Comercial de Cateto e Queixada. O coordenador do curso, Sérgio L. G. Nogueira Filho, orienta a respeito de instalações necessárias, manejo para maior produção, além de nutrição e mercado consumidor. Ele ressalta que um mercado que pode crescer bastante é a criação de animais para solturas em parques de caça nos estados brasileiros onde esta atividade é permitida. Leia também o artigo Conheça alguns procedimentos para iniciar uma criação de animais silvestres para aprimorar seus conhecimentos.

Beatriz Lazia 07-11-2011 Pequenas Criações

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.