Criação de minhoca

Uma boa alternativa de renda para os criadores

 

A minhocultura é uma atividade se integra com grande facilidade à agricultura orgânica. A agricultura orgânica é o termo que empregamos para designar o sistema de produção agrícola ecológico e sustentável, baseado na preservação e no respeito à terra, ao ambiente e ao homem, em condições trabalhistas, econômicas e sociais justas.

É justamente para  auxiliar o produtor rural a conseguir a tão sonhada sustentabilidade, que a criação de minhocas pode vir a participar da tecnologia de processo da produção orgânica. A sustentabilidade é a tentativa de minimizarmos a entrada de recursos vindos de fora da propriedade, e a integração é o que possibilita a sua viabilização.

As minhocas são hermafroditas, ou seja, o mesmo indivíduo possui os órgãos masculinos e femininos. No entanto, há necessidade da troca de espermatozóides de um espécime com o outro, não havendo a autofecundação.

O substrato para criação de minhocas pode ser esterco, palhas, lixo doméstico orgânico, lodo de esgoto, enfim, qualquer matéria orgânica em decomposição. A questão está em como fornecer esses substratos. O ideal é que estes materiais passem pelo processo de compostagem. Esses materiais podem ser de diversas origens: agrícola, domiciliar ou industrial.

A escolha do local onde se vai criar as minhocas, é extremamente importante.  Este local  deve permitir facilmente o seu acesso, tanto para abastecimento com o substrato, quanto para a colheita e transporte do húmus e das minhocas. Deve-se também ter água em quantidade e com qualidade para o umedecimento do substrato.

Os canteiros tradicionais são construídos com tijolos em alvenaria, placas de concreto ou madeira. Esse tipo de canteiro tem caráter de fixação definitiva, ou seja, ele é construído em um local estratégico e ali permanece durante toda a sua vida útil. Já os canteiros ecológicos são construídos com bambus ou com telas metálicas de malha 20mm, fixadas a mourões fincados ao solo, espaçados dois a dois metros e meio entre si. Estes canteiros são móveis, facilmente monta-se e desmonta-se esse tipo de canteiro.

O CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Criação de Minhocas para Produção de Farinha, Húmos e Matrizes. Neste curso, o criador receberá informações a respeito da biologia e espécie das minhocas, construção e manejo de minhocários, além do mercado consumidor. O coordenador do curso, Fabrício Rossi, orienta que a minhocultura é uma atividade recente no Brasil além de ser um processo relativamente simples.

Beatriz Lazia 03-11-2011 Pequenas Criações

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.