Aprovado peixe transgênico para consumo humano

Aprovado peixe transgênico para consumo humano. Estudos desenvolvidos pela AquaBounty Technologies tornaram possível a aprovação do salmão transgênico para consumo humano nos Estados Unidos.

Estudos desenvolvidos pela empresa AquaBounty Technologies, há 20 anos, tornaram possível a aprovação do peixe transgênico para consumo humano nos Estados Unidos

Aprovado peixe transgênico para consumo humano 

Muita polêmica gira em torno da transgenia em todo o mundo. No entanto, muitos conceitos equivocados sobre os transgênicos vêm sendo derrubados pela ciência. No Brasil, estima-se que até o final de 2016 a área com transgênicos crescerá quase 4,0%, um grande progresso para o país. Nos Estados Unidos, há anos são desenvolvidos estudos sobre transgênicos. Um deles fez com que a FDA - Food and Drug Administration aprovasse o primeiro animal transgênico para consumo humano no país.

A FDA afirmou ser o Salmo salar tão seguro quanto o salmão convencional

A agência reguladora norte-americana decidiu aprovar o consumo de uma espécie de salmão transgênico (Salmo salar), após inúmeros testes de biossegurança com o peixe geneticamente modificado. Isso foi possível graças aos estudos desenvolvidos pela AquaBounty Technologies há 20 anos. Tanto que a FDA divulgou um comunicado afirmando ser o Salmo salar tão seguro, nutritivo e saboroso quanto o salmão comum.

O salmão geneticamente modificado cresce duas vezes mais rápido que o salmão comum

A principal vantagem desse peixe transgênico é a alta capacidade de desenvolvimento. Ele pode se desenvolver duas vezes mais rápido que os demais salmões criados em cativeiro. E mais! Em apenas 18 meses, o salmão modificado alcança o tamanho máximo para a comercialização com 20 a 25% a menos de ração em sua dieta. Uma ótima notícia para a piscicultura mundial.

O Salmo salar recebeu os genes do salmão Chinook e da enguia Zoarces americanos

Para chegar a esses resultados, os engenheiros genéticos fizeram uso dos genes de duas espécies. O gene do hormônio de crescimento do salmão Chinook (Oncorhynchus tshawytscha) e o gene codificador de proteínas anticongelamento da enguia Zoarces americanos.

A aprovação do consumo do Salmo salar é um grande passo da Biotecnologia

Segundo a diretora-executiva do CIB - Conselho de Informações sobre Biotecnologia, Adriana Brondani, este é um grande passo da ciência rumo à produção de alimentos de forma sustentável e em quantidade suficiente para suprir a demanda da população mundial. E a biotecnologia é fundamental para isso!

E completa: "Além disso, o salmão e demais transgênicos só podem ser liberados para o consumo humano após rigorosos testes, que comprovam sua segurança para os seres humanos e o meio ambiente".

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Revista Globo Rural e Canal Rural.

 

Andréa Oliveira 07-01-2016 Piscicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.