Aprenda quais são as técnicas de cultivo de tilápias

A produtividade dos machos é maior, tanto na fase de cultivo quanto no processamento

 

Primeiramente, é importante que o produtor de peixes saiba que normalmente os machos são escolhidos para a engorda porque crescem mais rapidamente que as fêmeas, alcançando o peso de abate mais rápido, e também porque possuem maior rendimento de filé.

Passando às técnicas de cultivo, as mais utilizadas na criação de tilápias são: a sexagem, a consorciação com peixes carnívoros, a hibridação, o super macho, o tanque-rede ou a tilápia revertida.

A sexagem, ou seleção manual dos sexos, é feita através da observação da papila genital. Esta é  feita com precisão em peixes que apresentem pelo menos 40 ou 50 gramas. Porém, esta técnica tem o inconveniente de ser muito trabalhosa. Mas este não é o principal problema, visto que pessoas bem treinadas conseguem uma precisão de 95% na seleção dos machos.

O método de consorciação consiste na criação de tilápias de ambos os sexos com uma espécie de peixe carnívoro, que irá controlar a superpopulação de tilápias. Para a consorciação ocorrer de forma satisfatória, é preciso, em primeiro lugar, que as tilápias sejam adicionadas na proporção de um peixe para cada 5,0 m2 de tanque, sendo que elas devem estar com um peso em torno de 100 g.

A hibridação consiste no cruzamento do macho da Tilápia de zanzibar (Oreochromis hornorum) com a fêmea da Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). Desse cruzamento, 100% dos alevinos obtidos são machos. Uma observação que deve ser feita a partir desta técnica é que estes machos não são estéreis, não podendo ser criados junto com as fêmeas, pois podem reproduzir-se e superpovoar os tanques.

Quanto aos tanque-rede, trata-se de estruturas apropriadas para serem utilizadas na fase de engorda e  nos cultivos de alta densidade. São gaiolas de telas especiais que podem ser colocadas dentro de rios ou represas com alta vazão de água e com alta concentração de oxigênio.

Para mais informações, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Criação de Tilápias, que conta com a coordenação do pesquisador Manuel Vazquez Vidal Junior. Neste curso, ele orienta a respeito dos tipos de pisicultura, técnicas de cultivo, reversão sexual, engorda, despesca e processamento. Leia também nosso artigo que aborda o mesmo assunto: Produção de Tilápias.



Beatriz Lazia 29-03-2012

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.