Carpa-cabeçuda - dicas de criação

Carpa-cabeçuda - dicas de criação. Quando na fase adulta, as carpas-cabeçudas podem chegar a 40 kg ou mais, tudo depende do manejo nutricional dos peixes no criatório e do potencial de engorda.

Por ser vigorosa, ativa e difícil de fisgar, a carpa-cabeçuda é a preferida nos pesque-pagues mais visitados

Carpa-cabeçuda - dicas de criação

A carpa-cabeçuda ou carpa-cabeça-grande (Hypophthalmichthys nobilis) pode ser criada no policultivo. Esta é uma das principais vantagens da criação, já que essa espécie pode viver tranquilamente com outros peixes no mesmo tanque ou viveiro. Com isso, o piscicultor reduz os custos com a criação e aumenta a rentabilidade do negócio. Por ser vigorosa, ativa e difícil de fisgar, a carpa-cabeçuda é a preferida nos pesque-pagues mais visitados. Além disso, ela possui rápido crescimento - com apenas um ano, ela alcança 1 kg.

Quando na fase adulta, as carpas-cabeçudas podem chegar a 40 kg ou mais, tudo depende do manejo nutricional dos peixes no criatório e do potencial de engorda. Entretanto, para otimizar o desenvolvimento dessa espécie, é preciso garantir boa produção de alimento natural no viveiro. Ou seja, tanto fitoplâncton (algas) como zooplâncton (pequenos animais) devem estar sempre disponíveis, pois ambos são seus alimentos preferidos.

Para criação comercial das carpas-cabeçudas, elas devem ser alojadas em viveiros escavados, com dimensões planejadas por especialistas. É importante ressaltar que, no projeto, a disponibilidade de água na propriedade é fator-chave para determinar o tamanho dos viveiros. Mas o piscicultor deve consultar os órgãos ambientais para conseguir a autorização necessária e, assim, começar a construção dos viveiros.

Siga as dicas de criação e obtenha sucesso!

Escolha do sistema de criação

No sistema extensivo, o produtor pode alcançar uma produtividade de 3 a 7 toneladas de carpas-cabeçudas por hectare ao ano. Nele, o piscicultor pode utilizar alimento natural oriundo da adubação, o que barateia os custos na criação. Já no semi-intensivo, a produtividade aumenta para 4 a 10 toneladas por hectare ao ano. Entretanto, é necessário o fornecimento adequado de ração para peixes, o que torna os custos mais elevados.

Construção dos viveiros

A construção dos viveiros pode ser realizada em solos argilosos, com sistemas de esgotamento total e abastecimento por meio de canaletas a céu aberto. Estas levam a água aos viveiros por gravidade - o equivalente a 10% do volume total do tanque por dia. O dimensionamento dos viveiros depende da fase do peixe. Se for para criação de alevinos, devem ter entre 100 e 200 m². Para engorda, entre 2.000 e 5.000 m2, e para reprodução, pelo menos, 50 m² - com densidade de estocagem de dois machos para uma fêmea a cada 5 m².

Qualidade da água e temperatura

Para que a carpa-cabeçuda cresça vigorosa, a temperatura da água deve ser de 24 °C. Esse peixe se adapta melhor em águas com 1 a 2 metros de profundidade - preferencialmente em local com vegetação nas margens. É fundamental que a água seja de qualidade e que se faça o monitoramento contínuo da temperatura, da cor, da transparência, do pH, do oxigênio dissolvido, da amônia total e da amônia não ionizada. Dessa forma, as carpas apresentarão um bom desenvolvimento, pois não sofrerão estresse.

Reprodução em cativeiro

As carpas se reproduzem a partir de um ano de vida - mas o mais recomendado é que a reprodução ocorra com dois e cinco anos. As fêmeas das carpas-cabeçudas produzem cerca de 100 mil óvulos, com três desovas ao ano. Na reprodução em cativeiro, são necessários a alocação de abrigos nos viveiros para que os ovos possam se fixar em plantas aquáticas ou cordas de nylon desfiadas (kakabans). Alguns piscicultores mais experientes estimulam a reprodução com hormônios da própria hipófise da carpa, o que melhora o controle da produção de alevinos.

Fonte: Revista Globo Rural.

Confira os Cursos a Distância da Área Piscicultura.


Andréa Oliveira 11-11-2016

Deixe um Comentário

Comentários

Heric Bazi

22-10-2019

Boa noite!Eu gostaria de saber qual a idade e o peso de abate da carpa cabeçuda.

Resposta do Portal Agropecuário

24-10-2019

Olá, Heric 

Como vai?

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os cursos que temos na área.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Jocivalter

06-01-2019

Bom dia, eu gostaria de saber se as carpas cabeçudas comem filhotes de peixe?

Resposta do Portal Agropecuário

07-01-2019

Olá Jocivalter,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Elas comem sim.

Atencisoamente,

Mariana Caliman Falqueto

Nivaldo Corrêa

01-01-2019

Olá gostaria de saber de vocês qual melhor ração para criação de carpas cabeçuda , qual Marca e também a porcentagem , pois estou começando a criação agora e queria a ajuda de vocês , desde já agradeço

Resposta do Portal Agropecuário

02-01-2019

Olá Nivaldo,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

sugerimos que você consulte um especialista na área de formulações de ração, para realizar a nutrição adequada dos seus peixes.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto