Conheça o novo Curso a Distância CPT Nutrição e Alimentação de Peixes

Conheça o novo Curso a Distância CPT Nutrição e Alimentação de Peixes. O curso apresenta um programa completo, perfeito para o piscicultor que deseja potencializar os resultados da criação de peixes.

No novo Curso a Distância CPT Nutrição e Alimentação de Peixes, o piscicultor aprende tudo sobre comportamento alimentar das espécies de peixe e sistemas de produção

Conheça o novo Curso a Distância CPT Nutrição e Alimentação de Peixes

Para maior eficiência na nutrição e alimentação de peixes, é essencial fornecer a eles rações processadas com ingredientes de qualidade e na proporção adequada de componentes. Com isso, é possível atender às suas necessidades proteico-energéticas e vitamínico-minerais. Não apenas isso, o manejo alimentar ideal deve considerar a espécie de peixe cultivada e o tamanho, a dimensão dos tanques e o sistema de criação, além da qualidade e temperatura da água.

Na engorda dos peixes, por exemplo, tanto em sistemas intensivos como semi-intensivos, a alimentação suplementar apresenta papel de suma importância. O ideal é que sejam fornecidas rações devidamente balanceadas, o que não descarta o uso de subprodutos agrícolas frescos e de qualidade, como frutas e verduras (espécies onívoras ou herbívoras). Zooplancton e larvas de insetos são perfeitos no caso de peixes carnívoros.

A ração para peixes deve ser fornecida na quantidade de 3-5% da biomassa do tanque, em duas refeições diárias (manhã e fim de tarde). Entretanto, conforme os peixes se desenvolvem, os teores de proteína da ração, bem como a quantidade, devem ser reduzidos. No inverno, o volume das frações de ração também deve ser reduzido, tendo em vista a redução do metabolismo dos peixes (têm menos apetite).

Como vimos, são muitas as considerações a respeito da nutrição e alimentação dos peixes. Principalmente se o objetivo for comercial. Para aumentar a produtividade dos peixes e a rentabilidade do piscicultor, é preciso ter pleno conhecimento sobre os hábitos de cada espécie comercial, os sistemas de produção, além dos nutrientes, ingredientes e aditivos, que constituem uma ração de qualidade.

No novo Curso a Distância CPT Nutrição e Alimentação de Peixes, em livro+DVD, da Área Piscicultura, o piscicultor aprende tudo isso, além dos cuidados essenciais para aumentar a durabilidade da ração, sem perder sua qualidade nutricional. O professor do curso Giovanni Resende, Mestre e Doutor em Aquicultura, explica como usar os programas alimentares adequados a cada espécie de peixe e quais as melhores práticas de manejo em sistemas intensivos e semi-intensivos.

O curso apresenta um programa completo, perfeito para o piscicultor que deseja potencializar os resultados da criação de peixes. Até mesmo quem está começando não pode perder a chance de saber tudo sobre comportamento alimentar das espécies de peixe, sistemas de produção, exigências nutricionais, rações e suplementação de nutrientes, importância dos alimentos vivos, aferição da qualidade das rações e manejo alimentar.

O CPT Nutrição e Alimentação de Peixes é constituído de livro interativo e filmes em DVD, unindo teoria e prática, para garantir um aprendizado com excelência e qualidade. Portanto, não perca tempo! Adquira já o seu!

Fonte: Cursos CPT.

Conheça o Curso a Distância CPT Criação de Peixes - Como Implantar uma Piscicultura, em Livro+DVD e Online, da Área Piscicultura, elaborado por Giovanni Resende, Mestre e Doutor em Aquicultura.

Confira o artigo "Por que os peixes comem menos no frio?" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Andréa Oliveira 21-11-2017

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.