Dicas a respeito da criação de rãs

Quem se dedica a essa criação não tem do que reclamar, pois as vendas são muito boas, trazendo rápido retorno financeiro

 

Os criadores de rãs optam por esse tipo de criação por ser uma atividade rentável, que tem como principal produto a carne, que é saudável e muito rica em proteínas e, por isso, considerada por muitos apreciadores como uma iguaria fina.

Aqueles que se dedicam a essa criação não têm do que reclamar, pois as vendas são muito boas, trazendo rápido retorno financeiro. Em alguns lugares o preço do quilo chega a 23 reais no atacado e a 40 reais no varejo. Essa quantia é suficiente para cobrir os custos da produção, que gira em torno de 15 reais. Pode-se aproveitar também a pele da rã, que é muito procurada no mercado internacional para produção de bijuterias, bolsas, cintos e sapatos.

Outro benefício da criação é que, por se tratarem de espécies rústicas e precoces, as rãs têm a capacidade de proliferação rápida, além de ótima adaptação em lugares de clima quente e úmido, podendo ser criadas em várias regiões do Brasil. Os investimentos não precisam ser altos, no entanto, de uma coisa a criação não abre mão: água de boa qualidade.

Antes de iniciar uma criação, recomenda-se que os criadores façam visitas a alguns ranários para obter informações de ranicultores que já estejam há algum tempo na atividade. Aconselha-se também que o ranicultor procure a ajuda de um técnico especialista que poderá dar o assessoramento adequado.

Quanto à escolha do local onde o ranário será implantado, deve-se levar em conta se na região existe disponibilidade de água de qualidade e esta pode ser de mina ou poço. Além disso, é importante que seja feito uma análise física, química e microbiológica dessa água, já que é nela que a rã vive grande parte do tempo. O terreno ele deve ter um declive de 1% a 3%, além de baixo nível de ruído.

Quando o ranário for instalado em locais onde a temperatura é elevada, o ambiente deve ser bem arejado. Já em locais frios, recomenda-se fechar as laterais para manter o calor. O ranicultor deve se ater à higiene, pois esta é de extrema importância na criação de rãs. A higienização evita o acúmulo de sujeira. Em alguns casos os resíduos podem provocar gases que matam os animais.

É importante lembrar que a criação de rã só será uma atividade rentável se o criador estiver bem informado quanto ao manejo correto de criação. Para auxiliá-los, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Criação de Rãs - Novas Tecnologias. O curso conta com a orientação do professor Samuel Lopes Lima. Para mais informações, leia nosso outro artigo a respeito: Como produzir rãs.

Beatriz Lazia 12-06-2012

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.