Produção de tilápias nos próximos 10 anos crescerá 20%

Produção de tilápias nos próximos 10 anos crescerá 20%. A região da tilápia - localizada entre as divisas de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais, produz em torno de 35 mil toneladas do peixe por ano.

A região da tilápia - localizada entre as divisas de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais, produz em torno de 35 mil toneladas do peixe por ano

Produção de tilápias nos próximos 10 anos crescerá 20 por cento

De acordo com dados da Associação Brasileira da Piscicultura - Peixe BR, nos próximos anos, a produção de tilápias crescerá 20% principalmente no extremo noroeste paulista. As projeções vêm dos avanços no setor - profissionalização de mão de obra e novas técnicas de manejo. Com isso, o consumo da carne de tilápia poderá ultrapassar o da carne de porco em pouco tempo. Além disso, o sabor da carne da tilápia é semelhante ao da carne de badejo e namorado - considerados peixes nobres.

Segundo os professores Manuel Vazquez Vidal Junior e Taciano Cézar Freire Maranhão, do Curso CPT Criação de Tilápias, o conjunto de técnicas adotadas na produção de tilápias aumenta a produtividade, quando comparado a outras espécies. Além disso, a tilápia é um peixe muito consumido em todo o mundo. Principalmente, no mercado norte-americano onde a importação de filés é maciça. Portanto, é um mercado com grande potencial.

Atualmente, a região da tilápia (localizada entre as divisas de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais) produz em torno de 35 mil toneladas por ano. A demanda do mercado interno é excelente, assim como o mercado de exportação dos filés de tilápia. "No Brasil, o consumo do peixe per capita chega a 10 quilos, prestes a alcançar o consumo da carne suína - hoje, 15 quilos por pessoa", afirmam os especialistas da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

O sistema de criação de tilápias predominante no país é o que utiliza tanques-rede - trata-se de gaiolas instaladas dentro do rio onde as tilápias são alimentadas.  "Criar tilápias em tanques-rede é o sistema mais utilizado - quando se deseja produção de alta densidade, ou seja, alta produtividade. Além disso, essa forma de criação permite associar técnicas de produção intensiva, manejo sustentável e utilização de recursos hídricos já existentes", afirma o professor Augusto César Soares dos Santos, do Curso CPT Criação de Tilápias em Tanques-rede.

É bom ressaltar que cluster da produção de tilápias (maior concentração dos criadores de tilápia em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais) vem da proximidade de regiões produtoras de milho e soja - matérias-primas para fabricação de ração própria para tilápia. Além disso, a região é agraciada com rios extensos, o que impulsiona ainda mais esse sistema produtivo de criação.

A região já conta com três frigoríficos, três fábricas de ração e mais de 50 produtores de tilápia independentes, aumentando ainda mais a competitividade no mercado de peixes. De fato, isso possibilitará um futuro promissor aos criadores de tilápia.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Canal Rural e Cursos CPT.

Andréa Oliveira 03-04-2016

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.