Farmácia viva - hortaliças, frutas e ervas aromáticas curam!

Farmácia viva - hortaliças, frutas e ervas aromáticas curam! Atualmente, as pessoas passaram a dar maior credibilidade ao tratamento com plantas medicinais e alimentos funcionais

Nos lares brasileiros, cada família conhece pelo menos uma receita caseira que utiliza plantas, hortaliças, frutas e ervas aromáticas com fins medicinais

Farmácia viva - hortaliças, frutas e ervas aromáticas curam! 

No Brasil, a cura de doenças utilizando a natureza como aliada é uma tradição. No tempo dos nossos avós, gripes, resfriados, dores no estômago, picadas de insetos, dores musculares, tudo era tratado com o auxílio de ervas, frutas e hortaliças. Atualmente, com inúmeras pesquisas científicas e maior conhecimento sobre os benefícios da terapia natural, as pessoas passaram a dar maior credibilidade ao tratamento com plantas medicinais e alimentos funcionais. Principalmente, porque os resultados comprovam seus efeitos benéficos ao organismo humano.

"Nos lares brasileiros, cada família conhece pelo menos uma receita caseira que utiliza plantas, hortaliças, frutas e ervas aromáticas com fins medicinais. Cada receita passa de geração a geração, ganhando força com o passar do tempo", afirmam os professores Celso Trindade e Maria Luiza Sartório, do Curso CPT Farmácia Viva - Utilização de Plantas Medicinais.

Farmácia viva - hortaliças, frutas e ervas aromáticas curam!

Agrião (Nasturtium officinalis)

A hortaliça Nasturtium officinalis, conhecida popularmente como agrião, agrião d´água, agrião-aquático, agrião-do-rio, possui ação diurética e anti-inflamatória, tornando-se excepcional nos tratamentos contra bronquite, tosse crônica, acne, afta e gengivite, além de promover o bom funcionamento do trato digestivo.

O agrião pode ser consumido como salada, suco ou chá. Em todas as formas de consumo, ele gera benefícios ao corpo humano. É bom lembrar que grávidas não podem consumi-lo em infusão (como chá), tendo em vista que pode ser abortivo. Pessoas com problemas renais e com úlceras também devem evitá-lo.

Sugestão de preparo do chá: 1 colher de sopa (folhas secas) em uma xícara de chá de água fervente. Tomar o chá até três vezes ao dia.

Coentro (Coriandum sativum)

Á erva aromática Coriandum sativum, conhecida popularmente como coentro, possui ação terapêutica em tratamentos contra ansiedade, alivia cólicas estomacais, além de proteger as mucosas do estômago e do intestino.

Como as folhas podem ser tóxicas quando utilizadas em excesso, recomenda-se utilizá-las com cautela. Para efeito medicinal, são utilizadas as sementes de coentro em forma de tintura.

Sugestão de preparo da tintura: 1 colher de sopa (sementes de coentro secas) em 1 xícara de chá de álcool de cereais a 60%. Após 5 dias, coe a mistura. Recomenda-se 20 gotas em 1 copo de água quando necessário.

Laranja-da-terra (Citrus aurantium)

A fruta Citrus aurantium, conhecida popularmente como laranja-da-terra, laranja-azeda, laranja-amarga, laranja-cavalo, laranja-da-china, possui ação antimicrobiana e fungicida, além de auxiliar no tratamento da insônia e da ansiedade, bem como reduzir o LDL do sangue (colesterol ruim).

A manipulação desse citros no sol pode gerar manchas na pele. Portanto, recomenda-se cautela durante o preparo do chá ou do suco.

Sugestão de preparo do chá: 2 colheres de sopa (flores da laranjeira) em 1 xícara de chá de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos e coe. Beba o chá antes de dormir.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: M de Mulher e Cursos CPT.


Andréa Oliveira 09-11-2015 Plantas Medicinais

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.