Farmácia Viva

Em consequência da busca por uma vida saudável, com melhor qualidade, está ressurgindo a prática de se cultivar em casa e escolas plantas medicinais que curam doenças corriqueiras

O termo farmácia viva refere-se a um conjunto de plantas medicinais que são indicadas para o tratamento das doenças e sintomas mais comuns e de menor gravidade, como gripes, resfriados, problemas estomacais e dor de cabeça. Cada família conhece pelo menos uma receita caseira. E essas sempre utilizam plantas medicinais. Passaram de geração a geração e têm sobrevivido ao tempo e ao crescimento da medicina alopática e dos remédios sintéticos.

Atualmente, existem programas estaduais e municipais de fitoterapia. Em levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, verificou-se que a fitoterapia está presente em mais de uma centena de municípios brasileiros, contemplando quase a totalidade dos estados. Devido a sua importância para a saúde pública, o Ministério da Saúde desenvolve a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde, validando o uso das plantas medicinais como terapia segura.

Em consequência da busca por uma vida mais saudável, com melhor qualidade, está ressurgindo a prática de se cultivar em casa, nas escolas, nas empresas e nos centros de saúde as plantas medicinais que curam as doenças mais corriqueiras. O cultivo é feito em canteiros ou até mesmo em vasos. Mas não basta ter as plantas disponíveis, é preciso saber prepará-las e utilizá-las.

No curso "Farmácia Viva" elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, são apresentados ensinamentos sobre como implantar e conduzir uma farmácia viva e como preparar e utilizar as plantas medicinais de forma segura e eficiente.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

A ideia básica da farmácia viva é ter sempre ao alcance das mãos os tipos de plantas medicinais indicados para o tratamento de sintomas e problemas de saúde mais comuns e de menor gravidade. Obviamente, o uso de plantas não elimina a necessidade de se procurar o médico, em caso de doença.

Patrícia Tristão 09-06-2011 Plantas Medicinais

Deixe um Comentário

Comentários

Josivania Martins da Silva

16-01-2019

Boa noite, estou no 10° de enfermagem, e o meu TCC é sobre o conhecimento dos profissionais da unidade de saúde da família, sobre as plantas medicinais e fitoterápicos, gostaria de mais informações sobre a importância desse para a população. E como podemos orientar os clientes da nossa área com os fitoterápicos e as plantas medicinais.

Resposta do Portal Agropecuário

17-01-2019

Olá Josivania,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto