Orégano retarda o envelhecimento

Orégano retarda o envelhecimento, além de possuir ação antimicrobiana contra a bactéria Listeria monocytogenes e microrganismos nocivos presentes nos alimentos.

Estudos recentes desenvolvidos na Unicamp descobriram no orégano cerca de 200 compostos antioxidantes

Orégano retarda o envelhecimento

A planta aromática conhecida popularmente como orégano e com nome científico Origanum vulgare tem o poder de retardar o envelhecimento. Isso mesmo! Essa erva tão utilizada no mundo gastronômico combate os radicais livres, com ação antioxidante, contendo em sua composição ácido fenólico e flavonoides.

A origem desta erva perene e com aroma inconfundível vem do Mediterrâneo, onde encontra temperatura e clima adequados para o seu desenvolvimento. Cultivada nessas condições, os óleos essenciais contidos na erva dão a ela propriedades medicinais com ações benéficas ao organismo humano. Daí ser considerada também uma planta medicinal, além de aromática.

Estudos recentes desenvolvidos na Unicamp encontraram no orégano cerca de 200 compostos antioxidantes. Tamanha descoberta voltou ao Brasil os olhos dos cientistas de todo o mundo. Principalmente por ser uma ótima aliada contra o envelhecimento.

Além disso, a Origanum vulgare possui outras propriedades benéficas ao corpo humano, como ação antimicrobiana contra a bactéria Listeria monocytogenes e microrganismos nocivos presentes nos alimentos. Isso a torna um excelente conservante natural.

A lista não para por aí, o orégano elimina as toxinas do nosso organismo, alivia dores de cabeça causadas por estresse, auxilia no tratamento de contusões e deslocamentos, diminui inchaços, limpa os pulmões, dentre outros efeitos favoráveis à nossa saúde.

Entretanto, a erva deve ser utilizada sem ir ao fogo para não perder seus princípios ativos. Portanto, ao fazer pizza ou molhos, desligue o fogão e, somente depois, polvilhe o orégano.

Enfim, tempere sua vida com orégano, mas com parcimônia, sem usá-lo em excesso. Quando utilizado com exagero, ele dá sabor amargo aos pratos.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Globo Repórter e Wikipédia.

Andréa Oliveira 11-09-2015 Plantas Medicinais

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.