Como produzir plantas medicinais organicamente

Acredita-se que a utilização de técnicas de cultivo orgânico seja o ideal para a produção de plantas medicinais e aromáticas

Produção orgânica de plantas medicinais e aromáticas

Empregadas popularmente há muito anos, as plantas medicinais, cuja eficiência terapêutica e segurança de uso já foram avaliadas e comprovadas cientificamente, representam uma forma de tratamento de baixo custo, acessível a toda a população.

Apesar de serem cultivadas e utilizadas pela humanidade há séculos, para muitas espécies com alto potencial comercial, ainda, não se têm definições exatas sobre as técnicas mais apropriadas de cultivo, em termos de condições de solo, adubação, irrigação e outras características fitotécnicas. Atualmente, o desenvolvimento de tecnologias de produção de plantas medicinais é um trabalho que está sendo feito em universidades e instituições de pesquisa, e que já está trazendo resultados que podem ser prontamente utilizados por produtores.

Acredita-se que a utilização de técnicas de cultivo orgânico seja o ideal para a produção de plantas medicinais e aromáticas. Existem pesquisas que comprovam que a fertilização química altera o teor de princípios ativos em algumas espécies. O uso de agrotóxicos não só altera a qualidade desses princípios, como, também, deixa resíduos tóxicos nas plantas, que podem levar à intoxicação do usuário.

As práticas de manejo empregadas no sistema orgânico de cultivo são baseadas em processos naturais, como a ciclagem de nutrientes. Os princípios fundamentais dos sistemas agroecológicos de produção norteiam as práticas que devem ser empregadas.

A partir dos nutrientes, da água e do ar, as plantas sintetizam compostos químicos que armazenam durante o seu crescimento. Os compostos que são capazes de provocar reações nos organismos vivos são chamados de princípios ativos. É muito importante considerar o teor e a qualidade desses princípios, produtos que interessam comercialmente. E para sua  preservação, deve-se respeitar as características ecológicas, procurando reproduzir condições similares às encontradas em seus locais de ocorrência natural.

O curso "Cultivo Orgânico de Plantas Medicinais " elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas apresenta as técnicas de cultivo orgânico mais adequadas para a produção de plantas medicinais e aromáticas, permitindo a obtenção de produtos de ótima qualidade, preservando, ao máximo, seus princípios ativos e aromáticos, sem utilização de agrotóxicos.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

A atividade de cultivo de plantas medicinais é uma alternativa a mais para o produtor, dentre outras. Porém, poderá se tornar a atividade principal da propriedade, desde que novos valores sejam agregados à sua  produção, por meio de produtos mais elaborados, como óleos, temperos, etc.

http://www.youtube.com/watch?v=zC4khCWIrdU

Patrícia Tristão 07-06-2010 Plantas Medicinais

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.