Alguns cuidados importantes durante a utilização de tratores

Não é recomendado que pessoas subam no implemento a fim de servir de contrapeso

 

No meio rural é impossível realizar certas atividades sem o auxílio de  máquinas, implementos e veículos. Porém, se estes não forem devidamente utilizados podem causar acidentes terríveis e colocar em risco a segurança do trabalhador. Por ser uma das principais ferramentas de trabalho no meio rural, o trator é o  que mais oferece riscos.

Cabe ao empregador oferecer aos seus empregados cursos de capacitação para a utilização de tratores. Estes cursos devem fornecer um treinamento de direção defensiva e primeiros socorros, além de outras recomendações.

Outro cuidado que a utilização deste requer é quanto à regulação e conservação, pois uma vez que estas medidas sejam tomadas a máquina manterá sempre seu peso suficiente. Sendo assim, não é recomendado que pessoas subam no trator a fim de servir de contrapeso. Caso queira evitar o empinamento, o produtor deve utilizar pesos na parte dianteira do trator, nas rodas ou nos chassis.

Para os trabalhos realizados no meio rural, recomenda-se que os freios sejam destravados a fim de facilitar as manobras. Sempre que possível, ao trafegar em estradas, os pedais de freio devem ficar unidos, possibilitando que as duas rodas traseiras parem por igual quando eles forem acionados. Caso os tratores sejam guardados em galpões, é necessário que haja uma boa ventilação no local. Além disso, para evitar acidentes de terceiros, antes de dar a partida é sempre bom testar os controles e observar se não existem pessoas próximas ao trator.

Quanto às manutenções da máquina, elas nunca devem ser feitas com o motor funcionando, pois isso pode gerar acidentes. Para tais procedimentos, deve-se fazer também o desligamento do eixo da tomada de potência. Nesse sentido, é importante que as ferramentas sejam utilizadas apenas para o que elas se destinam, devendo ser mantidas em perfeito estado de conservação.

Contudo, antes de realizar a manutenção é preciso ter em mente todos os passos do processo e tudo que ele implica. Outra dica importante é que quem for realizar o procedimento mantenha pés, mãos e vestimentas longe das peças que serão acionadas por potências elétricas ou hidráulicas. Por isso, antes de iniciar a manutenção deve-se: desengatar todas as fontes de potência, operar os controles para avaliar a pressão, baixar o equipamento até o solo, desligar o motor, remover a chave e permitir que a máquina arrefaça. Feito isso, pode-se dar início ao processo.

Outra medida importante a fim de evitar acidentes é não provocar qualquer tipo de faísca próximo à bateria, pois a reação química existente dentro da bateria libera alguns gases que são inflamáveis e podem entrar em combustão se houver o contato com faíscas. Além disso, o contato da solução existente dentro da bateria com roupas ou com a pele pode gerar queimaduras graves.

Seguindo os cuidados listados acima o operador de tratores ou quem fizer a manutenção do mesmo estará mais seguro. Para obter mais dicas, consulte o curso Treinamento de Tratorista - Operação do Trator elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. Leia também nosso artigo Como fazer a manutenção de tratores agrícolas.

Beatriz Lazia 17-05-2012

Deixe um Comentário

Comentários

bateria para trator

24-02-2023

Gostei muito do seu conteúdo sobre bateria para trator

Resposta do Portal Agropecuário

08-09-2023

Olá! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa já fez em contato com você, passando informações sobre a área desejada.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estamos à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT