Aprenda sobre o manejo de frango e galinha caipira

A limpeza  das instalações do aviário é de extrema importância para o sucesso da produção

 

O manejo geral da criação consiste nas práticas de manuseio das aves, buscando sempre o que é mais adequado ao criador de aves, e, quando bem empregadas, geram o sucesso do negócio. Da saída de um lote até a entrada do lote seguinte, é necessário que haja um período de pausa de 21 dias para o descanso da instalação, conhecido também como vazio sanitário. Ele nada mais é que a limpeza e desinfecção do local.

Ao chegarem à granja, os pintinhos ainda são muito frágeis e, por isso, precisam ser tratados com todo o cuidado. O criador deve se ater à temperatura, já que são animais pecilotérmicos, ou seja, não têm a capacidade de regular a temperatura corporal. Mas, isso muda ao passo que eles crescem e tornam-se homeotérmicos, mantendo a temperatura do corpo constante.

No sistema semi-intensivo, as aves são criadas soltas, no período que corresponde à segunda e a terceira semana, independente do tipo de produção, seja de ovos ou de carne. Esse método possibilita a aquisição de musculatura, além de gerar uma grande economia nos gastos com alimentaçao, pois soltas elas podem ciscar à vontade.

O manejo sanitário é de extrema importância, já que busca evitar a contaminação do aviário. Por isso, é fundamental que um lote de aves não ocupe o mesmo lote de outras aves, pois os riscos de infecção por contato são altos nesse caso.

Após a remoção da cama, a área deve ser higienizada e desinfetada. Para isso, o criador deve utilizar uma solução de formol a 5%. São muitas as doenças que podem afetar a criação no chão de aves como o frango e a galinha caipira. Para obter mais dados a respeito desse assunto, confira o artigo sobre doenças aviárias.

Quanto à vacinação, é importante que o criador fique atento ao cronograma de vacinação do  apiário. Realizando todos os procedimentos com base na recomendação de profissionais quanto às vias de aplicação.

Mais informações sobre o manejo da criação de frango e galinha caipira podem ser encontradas no Curso Criação de Frango e Galinha Caipira, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. A respeito de manejo sanitário, o coordenador do curso, Luiz Fernando Teixeira Albino, orienta que é importante também limpar a instalação hidráulica, as caixas d’água e realizar o combate aos ratos.

Beatriz Lazia 01-12-2011

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.