Criação de cobras é uma aventura lucrativa

O grama do veneno de cobra pode custar vinte vezes mais do que o do ouro

 

A criação de cobras mostra-se um negócio rentável. Pode parecer uma atividade muito perigosa, mas, se exercida com dedicação e responsabilidade, pode gerar lucros altos para os criadores, pois, no meio animal, essa é a criação que melhor garante retornos, sem contar que o veneno de cobra é o produto animal mais bem pago no mercado. Só para se ter uma ideia, em termos comparativos, 1g de veneno de cobra chega a custar mais caro que ouro, isso no mercado interno, pois se comparado ao mercado externo, o preço do veneno pode ultrapassar 20 vezes o do ouro.

Aqueles que vão dar início a este tipo de criação devem ter em mente que se tratam de animais selvagens que não se domesticam e carregam consigo um veneno mortal, por isso, para lidar com estes animais é preciso ter cuidado, paciência e dedicação. Quesitos estes que devem ser redobrados no momento da retirada do veneno, que é o momento mais delicado do processo, exigindo das pessoas que vão realizar essa tarefa conhecimento da anatomia do bicho, além de  treinamento.

A criação de cobras pode ser voltada para duas finalidades: a venda dessas cobras para outras pessoas que queiram comprar o animal para criação de estimação ou para criação própria a fim de fazer a extração do veneno. As duas formas de criação são rentáveis, sendo que o preço de um filhote pode chegar a custar 700 reais ou mais.

O mercado consumidor para esta criação é mais restrito a profissionais ligados à área de medicina e veterinária, pesquisadores de vacina, donos de laboratórios farmacêuticos e alunos que estejam ligados a projetos de pesquisa na área. Apesar do mercado ser restrito a estes consumidores, as compras são feitas em larga escala, que pagam bem e geralmente criam vínculos de fornecimento.

Uma coisa importante que os iniciantes em criação de cobras devem saber é que tanto para venda de cobra como animal doméstico ou para extração de veneno, a criação deve ser, obrigatoriamente, legalizada por órgãos específicos como o Ministério do Meio Ambiente que é realizado pelo Ibama. É importante também que as cobras adquiridas sejam negociadas em zoológicos ou locais devidamente registrados, e que elas passem por um veterinário, pois são animais altamente sensíveis, que ficam doentes com muita facilidade.

O ambiente para criação também é muito importante, pois as cobras não se adaptam facilmente. Por isso, elas precisam de locais que sejam o mais próximo de seu habitat natural. Elas devem ser condicionadas em gaiolas de vidro, que não tenham muita iluminação direta, com terra e galhos de árvores, tudo para chegar ao mais próximo do local onde elas viviam. A temperatura deve girar em torno dos 20°C.

A alimentação deve ser fornecida de oito em oito horas, a base de ratos vivos. Nesse quesito, é muito importante que o criador respeite os hábitos alimentares das cobras, mantendo sempre a hora programada para o fornecimento dos animais vivos, a fim de garantir que as cobras mantenham seus instintos de caça e também continuem estimulando a produção de veneno, que é um dos focos da criação.

Para mais orientações, consulte o curso Criação de Serpentes Para Produção de Veneno, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. Neste curso, o criador receberá orientações do Doutor Stefan Tutzer a respeito da importância das serpentes, instalações do serpentário, manejo diário das serpentes, extração de venenos, entre outros. Leia também o artigo Saiba como manejar serpentes recém-nascidas.

Beatriz Lazia 06-07-2012

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.