Combustíveis fósseis - fontes de energia não renovável

Combustíveis fósseis são substâncias também conhecidas como combustíveis minerais e são formados pelos compostos de carbono. Trata-se de uma substância originada pela decomposição de materiais orgânicos, cujo processo leva milhões de anos para acontecer e, por isso, são considerados recursos não

Os combustíveis fósseis mais conhecidos são: gasolina, óleo diesel, gás natural, carvão mineral e petróleo

O petróleo encontra-se impregnado em rochas porosas, em conjunto com o gás natural e à água

Combustíveis fósseis são substâncias também conhecidas como combustíveis minerais e são formados pelos compostos de carbono. Trata-se de uma substância originada pela decomposição de materiais orgânicos, cujo processo leva milhões de anos para acontecer e, por isso, são considerados recursos não renováveis.

Os combustíveis fósseis mais conhecidos são: gasolina, óleo diesel, gás natural, carvão mineral e petróleo. A queima destes combustíveis é usada para gerar energia e movimentar motores de máquinas, veículos e até para gerar energia elétrica.

Carvão

É uma substância de aparência preta e rígida. É composto de carbono, hidrogênio e oxigênio. O carvão é um recurso muito abundante e por isso muito poluente. Chega a produzir 1,37 vezes mais dióxido de carbono do que o petróleo.

Petróleo

É formado por uma  mistura composta de hidrocarbonetos. Encontra-se impregnado em rochas porosas, em conjunto com o gás natural e à água. Estes locais designados jazidas de petróleo.

Gás natural

É constituído, em sua maioria, por metano. Trata-se de um gás altamente inflamável, disponível em reservatórios subterrâneos. A queima do gás natural é menos poluente que a do petróleo e do carvão.

É preciso encontrar uma alternativa futura para substituir o petróleo, o gás natural e o carvão, já que são substâncias que geram CO2 e consequentemente contribuem para o aumento do aquecimento global. A luz solar, o vento, a água, as plantas e o calor da Terra são algumas alternativas de fonte de energia. Ao contrário daquela gerada pelos combustíveis fósseis, essas substâncias não criam dióxido de carbono adicional, e, portanto, não contribuem para aumentar o aquecimento global. Essas fontes de combustível são renováveis, portanto, nunca se esgotarão. Um dia, elas poderão substituir completamente os combustíveis fósseis.

Confira os Cursos CPT da área Biocombustíveis, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas

Portal Agropecuário 27-05-2013

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.