Como funciona um pequeno abatedouro de aves

Antes de iniciar o projeto de um abatedouro de aves e da produção, propriamente dita, deve-se definir bem os objetivos

O avanço da avicultura alternativa tem aberto espaço para a implantação de abatedouro de aves de pequeno porte

abatedouro de aves

Antes de iniciar o projeto de um abatedouro de aves e da produção, propriamente dita, deve-se definir bem os objetivos, isto é, o mercado, o volume de produção, o programa de chegada dos animais, o sistema integrado de vendas, o intervalo de produção e outros aspectos do empreendimento.

É importante que os avicultores estejam atentos ao fato de que, para a obtenção de bons resultados, é necessário adquirir aves de boa qualidade, além de observar os cuidados na alimentação, ter bom controle sanitário e eficiente manejo do abatedouro. O segredo para se conquistar o mercado consumidor é oferecer produtos de boa qualidade e, para isso, a matéria-prima adquirida deve ter boa procedência.

O projeto de um pequeno abatedouro para aves está diretamente dependente do fluxograma de operações da unidade, trocando em miúdos, ele depende das etapas das atividades a serem desempenhadas para a obtenção do produto esperado, e ainda do dimensionamento do abatedouro. O número de aves a serem abatidas tem grande influência no tipo de equipamentos a serem usados e na dimensão das instalações.

Dentro de um projeto de abatedouro de frangos, o gerenciamento é muito importante, nesse sentido, fala-se muito sobre qualidade, tanto no setor de serviços como no setor industrial. Todos concordam, no meio profissional, que a sobrevivência no mercado depende de melhorias de qualidade, estas devem ocorrer de forma contínua.

Disso surge a necessidade de otimização do processo, buscando maximizar a qualidade, eliminar o retrabalho e as perdas de material. A operação de um pequeno abatedouro exige atenção do proprietário quanto à eficiência dos processos, controle dos custos e qualidade do produto final. Esses três tópicos exigem alguns critérios de avaliação, são eles:

Eficiência dos processos

Devem ser medidos o tempo médio de realização das principais tarefas, para se ter uma ideia de quanto tempo cada funcionário gasta para sua realização. Com isso, será possível ao avicultor, analisar o rendimento em número de aves abatidas por dia, além de avaliar o trabalho do pessoal envolvido.

Controle de custos

Deve ser feito por meio de planilhas e pela comparação de custos dos insumos, principalmente, do frango vivo, buscando-se sempre pagar um preço que seja justo, mas coerente com o mercado.

Qualidade do produto

Pode ser avaliada pela comparação com a concorrência, especialmente com os concorrentes de maior sucesso. Pode-se comparar a aparência do produto, o rendimento em carne e a satisfação do consumidor.

De posse de tais informações citadas acima, cabe ao avicultor tomar as decisões corretas e procurar facilitar o controle das atividades de seu abatedouro. Para receber maiores orientações, consulte o curso Como Montar e Operar um Pequeno Abatedouro de Frangos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do Professor Luiz Fernando Teixeira Albino. Leia também nosso outro artigo Saiba como deve ser a higienização de um pequeno abatedouro de frangos.

Beatriz Lazia 28-01-2013

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.