Conheça as vantagens da criação orgânica de frangos

O consumo de carne de frango bate recordes no Brasil. A procura por frangos orgânicos cresce cada vez mais.

O manejo orgânico de frangos busca proporcionar melhores condições de vida às aves de forma a minimizar o estresse e o uso de medicamentos

  criação de frangos

O consumo de carne de frango bate recordes no Brasil. A procura por frangos orgânicos cresce cada vez mais. A prática da criação de frangos orgânicos leva em consideração quesitos como o bem-estar animal e também das pessoas que realizam o trabalho de cuidar e zelar por esses animais.

Esse tipo de sistema de criação é feito ao ar livre, no qual as aves são criadas com acesso a pastagens, o que contribui significativamente para que a carne seja mais consistente, além de proporcionar um sabor diferenciado a ela. Apesar desta criação demandar um custo de produção maior, o frango orgânico é muito procurado, garantindo um preço de mercado superior ao do frango convencional.

Nas primeiras semanas de criação as aves devem ficar abrigadas continuamente. Apenas na fase final é que elas devem ficar livres durante o dia e ser recolhidas durante a noite em galpões amplos. Estes devem ser compostos por poleiros e devem ser bem fechados a fim de se evitar a ação de predadores.

Apesar de ser um sistema de criação caipira parecido com os métodos convencionais, o sistema orgânico de criação apresenta algumas diferenças. Enquanto no método convencional as aves são criadas sem acesso a pastagens e utilizam alimentação à base de milho e soja sem qualquer necessidade de serem orgânicos, no método orgânico de criação os produtos fornecidos às aves devem, obrigatoriamente, ter origem orgânica e ser certificados.

O manejo orgânico busca proporcionar melhores condições de vida às aves de forma a minimizar o estresse e, consequentemente, diminuindo o uso de medicamentos. Sendo assim, esse tipo de criação agrega valor ao produto, pois, ao passo em que é oferecido melhores condições de bem-estar aos animais e estes são estimulados a caminhar e pastar, gera-se um maior gasto de energia, ou seja, parte dessa energia gasta não será convertida diretamente em músculo e peso.

Para se ter uma ideia, em questão de preço, alguns avicultores vendem o frango orgânico por um valor que varia de 7 a 12 reais por quilo. Este mercado é crescente tanto internamente quanto externamente, existindo grande procura internacional por esse tipo de produto. Com um pouco de investimento, os avicultores brasileiros têm grande possibilidade de produzir cada vez mais frangos orgânicos e transformar essa criação em uma boa fonte de renda, com lucros garantidos.

Para mais informações, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Criação Orgânica de Frangos de Corte e Aves de Postura sob a orientação da professora doutora Maria do Carmo Arenales. Leia também nosso outro artigo Manejo de frangos integrado ao bem-estar  das aves.

Beatriz Lazia 13-06-2012

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.